Caminhada no Centro de Aracaju convoca população no combate à dengue

Saúde
29/04/2008 18h34
Início > Notícias > Caminhada no Centro de Aracaju convoca população no combate à dengue

As ruas do Centro de Aracaju foram tomadas no final da tarde de hoje, terça-feira, por animados combatentes armados com cartazes, panfletos e sorrisos. Essas dezenas de donas de casa, profissionais de saúde e líderes comunitários participaram da Caminhada de Luta Contra a Dengue, que marcou o encerramento do Seminário de Educação em Saúde para Multiplicadores de Controle da Dengue.

Os dois eventos marcaram a instalação do Comitê Popular de Luta Contra a Dengue em Sergipe e contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os participantes saíram da rua Propriá, seguiram pelo Calçadão João Pessoa até a avenida Rio Branco e retornaram no sentido contrário, até a praça Fausto Cardoso.

No caminho, o exército contra a dengue fez questão de alertar a todos sobre as medidas que o poder público vem implementando no combate à doença e a importância de a população sempre colaborar. Com muito humor, os integrantes do Comitê levaram para a passeata figuras como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da moléstia; e a personagem ´Morte´, para lembrar o perigo de não se cuidar.

Para a dona de casa Laurice Santos, que passava pelo local, esse tipo de manifestação reforça nas comunidades o sentimento de dever. "Todos temos que participar dessa luta contra a dengue e iniciativas como essa só ajudam a mobilizar as pessoas. Lá na minha rua mesmo, no conjunto Dom Pedro, sempre tem agentes de saúde da Prefeitura visitando as casas e explicando o que deve ser feito para evitar a doença. Se não fizermos nossa parte fica difícil", lembrou.

Comitê

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue em Aracaju, Taíse Cavalcante, a criação do Comitê e a Caminhada dão ainda mais força ao trabalho desenvolvido pela PMA. "Essa é uma atividade de alerta, onde o poder público, as entidades representativas e as comunidades vêm dizer que estão nessa briga junto com toda a sociedade. Queremos reunir o máximo de pessoas nesse comitê para combater a dengue em Aracaju e em Sergipe", pontuou.

A criação de comitês semelhantes está sendo incentivada em vários Estados do Brasil pelo Ministério da Saúde (MS). "Trata-se aqui de um novo fórum, uma ferramenta imprescindível, ainda mais numa situação dessas. O apelo para a população trabalhar com a educação como instrumento contra a dengue é fundamental", explicou o assessor técnico da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do MS, Osvaldo Bonetti.

Ainda conforme Bonetti, a formação em Sergipe do Comitê já reúne 37 entidades das mais diversas denominações e características em torno do combate permanente e contínuo à dengue. "Esse trabalho vem para somar esforços ao setor de saúde, pois uma ação isolada não dá conta. Além de ações intersetoriais entre as esferas de governo, esse protagonismo da comunidade é essencial. Essa mobilização está sendo positiva nos outros Estados e esperamos repeti-la aqui", reforçou o assessor.

Veja mais...

Seminário capacita multiplicadores para o combate à dengue