Edvaldo Nogueira participa do lançamento dos festejos juninos de Sergipe

Agência Aracaju de Notícias
15/05/2008 14h09
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira participa do lançamento dos festejos juninos de Sergipe

De 1º a 30 de junho Sergipe será mais uma vez o país do forró. O governador Marcelo Déda lançou oficialmente na manhã de hoje, quinta-feira, os festejos juninos desse ano, que vão envolver 31 municípios, 37 trios pé-de-serra, 38 artistas sergipanos, 22 nacionais e investimentos da ordem de R$ 10,9 milhões. O evento, um café da manhã para a imprensa e convidados, aconteceu na Associação dos Engenheiros Agrônomos (Aease), com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira, que lançará amanhã no mesmo local, às 07h30, o Forró Caju 2008.

Entre as novidades desse ano, estão a aplicação do dobro de recursos em relação a 2007, a mudança na política de patrocínios via editais públicos, que liberou cerca de R$ 1.790 milhão para os projetos aprovados, o pagamento antecipado do cachê dos artistas locais, o incremento do Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, a parceria com o Concurso Nacional de Quadrilhas da Rede Globo Nordeste, cuja grande final acontecerá na capital sergipana, e um forte plano de mídia nacional envolvendo TV, rádio, cinema, jornais, revistas, internet e espaços direcionados ao segmento aeroportuário.

Além disso, a Aperipê TV, em parceria com a TV Brasil e com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), vai transmitir ao vivo os festejos juninos de Sergipe em 23 Estados brasileiros, nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho. A estratégia de priorizar oito cidades pólo - Areia Branca, Muribeca, Estância, Capela, Nossa Senhora do Socorro, Canindé, Itaporanga D'ajuda e a capital -, onde serão centrados esforços para incrementar e divulgar a programação, dinamizar a economia da região e consolidar Sergipe como destino turístico no cenário nacional.

"É obvio que São João há em todo o Estado, em toda casa e município. Mas o Governo quando faz o investimento tem que trabalhar para atender o que há de tradição, folclore, cultura e transformar isso numa alavanca para o turismo. Não adianta disseminar recursos insignificantes em todos os municípios e, ao mesmo tempo, não ter um resultado que possa agregar para Sergipe vantagens do ponto de vista econômica, refletido no maior número turistas de possível e na divulgação das nossas potencialidades", explicou Marcelo Déda.

Segundo o governador, o esforço de revitalizar os festejos juninos sergipanos reflete uma política de promoção do turismo através da cultura e das tradições locais. "A partir daí, queremos oferecer espetáculos de qualidade artística e valor cultural para todos os sergipanos, além de uma programação em todo o Estado que sirva de alavanca e de instrumento fundamental para a divulgação de Sergipe como destino turístico", destacou. Na ocasião, Déda recebeu um troféu das mãos do representante do trade turístico, Sérgio Oliveira, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com a Caravana Descubra Sergipe.

Reconhecimento

O prefeito Edvaldo Nogueira elogiou as mudanças promovidas no São João de Sergipe e ressaltou a importância da profissionalização da política de patrocínios. "É muito importante a adoção dos editais para valorizar os melhores projetos e fazer com que a concessão de patrocínios seja feita de forma correta e profissional. Isso vai fortalecer as festas e inovar, na medida em que retira o caráter pessoal da liberação de recursos. Tenho certeza que essas alterações vão contribuir enormemente para a melhoria da festa em Aracaju e no Estado como um todo", reconheceu.

Para Edvaldo Nogueira, o apoio que o Governo de Sergipe está dando à edição 2008 do Forró Caju será decisiva para o incremento da programação e da organização. "A parceria que estamos firmando desde o ano passado com o poder público, a iniciativa privada e outras instituições vem fazendo com que o São João de Aracaju cresça cada vez mais e se consolide como o maior forró do Brasil. A população pode esperar ainda mais atrações, inovações e a manutenção do caráter cultural da festa, que terá uma programação vasta de 16 dias", informou.

Política de patrocínio

A secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, responsável pela criação do Fundo Estadual de Patrocínio, aposta nesse novo modelo como um instrumento democrático de promoção cultural. "O fundo representa uma mudança significativa na forma como o Governo de Sergipe concede patrocínio e, inclusive, aposta na profissionalização das relações. Essa mudança se dá do ponto de vista do conteúdo e da política de concessão, que reflete a responsabilidade com o orçamento público, com o investimento em cultura e, sobretudo, com a interiorização e a democratização dos festejos juninos", acrescentou.

Outro destaque do São João de Sergipe é o forte plano de mídia, baseado em pesquisas de mercado que avaliaram os principais mercados emissores de turistas. "Não adianta investir na realização do evento, sem investir na promoção. Tivemos a preocupação de montar um plano de mídia sedimentado e diversificado, com foco em pesquisa, e, a partir desse dado, focamos na Caravana do Turismo, na aplicação de outdoors em grandes praças, numa revista de circulação nacional, nas salas de cinema de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, na mídia aeroportuária e local. Tudo isso porque temos o entendimento que investir nos festejos juninos é celebrar o desenvolvimento turístico do nosso Estado", afirmou Eloísa Galdino.

Os 30 dias de festa contarão com toda a infra-estrutura de segurança, saúde e trânsito oferecida pela Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). O evento terá o patrocínio majoritário do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e também do Ministério da Cultura (Minc), Petrobras, Claro, Cerveja Sol, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Banco do Nordeste (BNB), Maratá e GBarbosa. A realização é da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), ligada ao Governo do Estado.

Presenças

Participaram do lançamento da programação os prefeitos Maria das Graças Garcez (Itaporanga), Maria Mendonça (Itabaiana), Ascendino Souza (Areia Branca), João Aragão (Monte Alegre), Graziele Costa (Moita Bonita), Eliseu Santos (Cristinápolis), José Silveira Guimarães (Umbaúba), José Cardoso de Matos (Gararu), Carlos Augusto Ferreira (Brejo Grande), Walter Barreto (Santa Rosa de Lima), Janete Alves (Salgado), Antônio Dória (Poço Verde), Joana Barroso (Muribeca) e Ivan Leite (Estância).

Também prestigiaram o evento o gerente de comunicação da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, o presidente da Emsetur, José Roberto Lima, o superintendente do Setransp, José Carlos Amâncio, o diretor da Maratá, Gilson Fonseca, além da diretora de Assuntos Coorporativos do G.Barbosa, Nadja Mattos, dos secretários de Estado do Turismo, João Augusto Gama, da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, de Coordenação Política, Jorge Araújo, de Esporte e Lazer, Leó Filho, de Administração, Jorge Alberto, do comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles Menezes, e do chefe do Gabinete Militar, coronel Carlos Augusto Lima.