Prefeitura estende até sexta-feira a vacinação contra paralisia infantil

Saúde
17/06/2008 11h30

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) estenderá a vacinação contra a paralisia infantil em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) até próxima sexta-feira, dia 20. A medida foi adotada pela Vigilância Epidemiológica do SUS Municipal para que Aracaju possa a atingir a meta, que é vacinar 95% das crianças de zero a cinco anos de idade. A cidade tem 44.853 mil meninos e meninas nessa faixa etária.

"Até ontem, no início da tarde, vacinamos cerca de 77% dessas crianças. Ao todo, estão sendo ofertadas 50 mil doses da vacina. Continuamos mobilizados para alcançar a nossa meta. É importante para o SUS Municipal manter a essa performance como a capital que apresenta um dos melhores índices de cobertura vacinal do Brasil, sendo referência para várias outras cidades", reforça o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos.

Em Aracaju, a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil, foi lançada pelos secretários Municipal e Estadual de Saúde, Marcos Ramos e Rogério Carvalho. A solenidade foi realizada no último sábado, dia 14, na Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa, no bairro Coqueiral.

O evento contou com a presença da imprensa que massificou anteriormente informações sobre a importância da dose e os pontos de vacinação. Também participaram do lançamento a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Gizelda Melo; a gerente Estadual de Imunização, Sândala Teles; a coordenadora Municipal de Imunização, Débora Moura; a coordenadora da Atenção Básica (REAP), Yara Couto de Vasconcelos; a gerente da USF Eunice Barbosa, Kátia Nascimento Franca; e coordenadoras de Regiões, Eurides Carvalho Rosa, Francisleide Lobo, Laura Cardoso, Silvia Menezes, Manasses Guimarães e Carla Cristina Garcez.

Nos dias que antecederam a campanha, dois mini-trios circularam pelas ruas da cidade com o Zé Gotinha. Um deles teve a participação do Grupo de Teatro da SMS, ´A arte de prevenir´. Além disso, no último sábado, foram instalados 95 postos fixos distribuídos estrategicamente em supermercados, Aeroporto Santa Maria, Shopping Jardins, algumas escolas e creches, bem como todas as 43 USFs da cidade. O objetivo foi mobilizar as mães, os pais e os responsáveis por crianças. A ação envolveu 600 profissionais.