Prefeitura qualifica cidadãos em cursos de inglês e cabeleleiro

Formação para o Trabalho
20/06/2008 15h18

A qualificação é o meio pelo qual o cidadão se diferencia no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju já capacitou mais de 37 mil pessoas nos últimos dois anos. Nesta semana foi a vez de 40 pessoas, que concluíram o curso profissionalizante de Cabelereiro e o de aprendizado do básico do idioma Inglês. As aulas foram ministradas gratuitamente por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e aconteceram no Centro Social Reverendo Jonan Cruz, sediado na rua Major Aurelino, 900, bairro Santos Dumont, e na Primeira Igreja Batista, localizada na Rua Lagarto, 646, Centro.

A Fundat atualmente disponibiliza mais de 40 cursos diferentes. Os treinamentos ocorrem de acordo com a demanda das comunidades. "São as associações de moradores e igrejas, entre outras entidades, que indicam a necessidade de determinado curso, conforme levantamento feito no bairro", esclarece o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia. Ele explica ainda as aulas são realizadas nas unidades da fundação ou nas associações de moradores e outros aparelhos comunitários, diante de parcerias que são firmadas com a Prefeitura. Carlos Magno afirmou também que o prefeito Edvaldo Nogueira determinou a manutenção e a extensão dessas parcerias, visando atender a um número maior de cidadãos. "A qualificação profissional contribui para a inclusão social e uma melhor qualidade de vida", reforçou.


A coordenadora do Centro Jonan Cruz, Wilma de Oliveira Abreu, disse que parcerias são sempre bem-vindas, principalmente porque resulta em benefícios para a comunidade. Nesta unidade foi realizada a formação de novas profissionais através do curso de cabeleleiro. A instrutora Maria do Socorro Nogueira Guimarães destacou que o aprendizado das alunas foi surpreendente. "Todas já podem, inclusive, exercer a profissão com todo o mérito e melhorar sua renda familiar", destacou.

Já na Primeira Igreja Batista, o treinamento foi de inglês. Turma animada e muito comunicativa, parabenizou a professora Cristiane Nunes de Santana Melo Hussain pela sua versatilidade, paciência e dedicação ao repassar os seus conhecimentos. O aluno Edclay Alves Santos, 28 anos, representou a turma, esclarecendo que o aprendizado em inglês será de grande valia, principalmente para enfrentar o mercado de trabalho. "Acredito que todos nós estamos satisfeitos. A Prefeitura de Aracaju nos ofereceu um curso gratuito e com qualidade. Fiquei surpreso, como os demais colegas", comentou.

A assistente social e coordenadora dos trabalhos desenvolvidos na Primeira Igreja Batista, Heliana dos Santos Mendonça, parabenizou os concludentes, alegando que a parceria junto a Fundat terá continuidade. "Os cursos que são realizados não estão restritos aos membros da igreja, mas a comunidade. Agradecemos a Prefeitura de Aracaju pela parceria. A capacitação representa um passo à frente, refletindo numa melhor qualidade de vida", frisou.