A alegria é umas das maiores características do Forró Caju 2008. Por isso, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), distribui diariamente 2 mil camisinhas no Ponto da Prevenção, localizado ao lado da estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju). Até o final da festa serão entregues aos forrozeiros cerca de 25 mil preservativos.
Para o técnico do programa municipal DST/AIDS, Andrey Lemos, "Todos os grandes eventos precisam desse instrumento de prevenção e o Forró Caju, além de ser uma festa muito grande, é uma festa apaixonante. Muitos casais se formam e começam a namorar aqui, por isso o Ponto da Prevenção é fundamental para a segurança dessas pessoas", destacou Andrey.
De acordo com o artista plástico Marcos Roberto, a medida é fundamental. "O ponto da prevenção mostra a preocupação da Prefeitura Municipal de Aracaju com a saúde não só da sua população, como também com a saúde dos turistas que vêm contemplar essa festa tão bonita", opinou.
Em Aracaju existem 43 postos da Unidade de Saúde da Família espalhados por todos os bairros. A servidora Cristiane Ludmila, da SMS, explica que, além das camisinhas masculinas convencionais, também são distribuídas camisinhas femininas.
O servidor da secretaria municipal de Saúde Ancelmo Bezerra acrescentou que a cada 11 minutos um jovem é infectado com vírus HIV no Brasil, "O Forró Caju é um local de grande concentração de jovens e por isso o ponto da prevenção é mais uma ferramenta para distribuir segurança a esse segmento", comentou Ancelmo.
O funcionário público Jucinaldo Alves disse que é importante essa preocupação com a saúde. "A Prefeitura está de parabéns e mostra que tem a preocupação em todas as áreas do Forró Caju, afinal a festa tem que começar e terminar com alegria", explicitou.