Com a proximidade do verão, o risco de maior incidência de casos de dengue volta à Aracaju. Por esse motivo, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), já começou a intensificar os trabalhos de combate a focos do mosquito Aedes Aegypti na capital sergipana.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Empresa Municipal de Obras de Urbanismo (Emurb), a Emsurb disponibiliza duas equipes de limpeza, com 15 homens em cada uma, exclusivamente para acompanhar os agentes de endemias. Os trabalhos são realizados semanalmente, de quarta a sábado.
De acordo com o presidente da Emsurb, Sílvio Santos, o número de agentes de limpeza será ampliado. "Não fechamos o número total de agentes ainda, mas devemos chegar a quase 100 pessoas todos os dias fazendo somente a limpeza de terrenos baldios que possam ter focos do mosquito", garante.
Terrenos baldios
A Lei Municipal 1721/91 estabelece que os proprietários de terrenos não edificados devem manter o local cercado, limpo e as calçadas pavimentadas. Caso contrário, ficam passíveis de punição. Em 2008, até o mês de setembro, a Prefeitura de Aracaju já notificou 589 proprietários de terrenos baldios e aplicou 501 autos de infração (multa) que variam entre R$ 80 e R$ 2.896.
Segundo Sílvio Santos, em abril foram enviados ofícios a todas as construtoras da cidade para manter os terrenos que lhe pertencem regularizados. "Os donos desses terrenos autuados têm seu nome encaminhado ao Ministério Público. Além disso, a partir de agora, também vamos encaminhar para a imprensa tomar conhecimento dos maiores 'sujões' de nossa cidade", afirmou.
A limpeza urbana de Aracaju é um dos principais e mais abrangentes serviços realizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju. A Emsurb trabalha na limpeza da cidade diariamente. Para solicitar algum tipo de serviço, existe a Central de Atendimento ao cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira no horário comercial. O telefone é o 0800-284-1300.