Prefeito empossa novo diretor geral da Guarda Municipal

Guarda Municipal
28/10/2008 16h04
Início > Notícias > Prefeito empossa novo diretor geral da Guarda Municipal

O prefeito Edvaldo Nogueira empossou na manhã desta terça-feira, 28, o novo diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), major Edênisson Santos da Paixão. A concorrida solenidade aconteceu no Parque Augusto Franco (Sementeira) com a presença de autoridades, amigos e familiares do empossado e marcou a primeira nomeação do segundo escalão para o próximo secretariado do prefeito reeleito.

Segundo Edvaldo Nogueira, a posse de um oficial competente e qualificado no comando da GMA representa um novo ciclo vivido pela corporação. "Nos próximos quatro anos temos como compromissos prioritários melhorar, consolidar e aperfeiçoar a Guarda Municipal. E não foi à toa que escolhi para assumir esse desafio alguém com o currículo e a formação do major Edênisson. Vamos trabalhar de mãos dadas com o Governo do Estado, unir esforços e contribuir para prestar um serviço cada vez melhor ao cidadão", destacou.

O prefeito destacou que a partir de 2001, com a sua chegada e a do governador Marcelo Déda à Prefeitura de Aracaju, a GMA passou a ser institucionalizada e fortalecida. Nesse período foi criado o regulamento de funcionamento, aprovado o Plano de Carreira, realizado o primeiro concurso público e ampliado o efetivo, que hoje conta com 350 pessoas, entre guardiões e agentes de trânsito. "Se existem executivos e políticos comprometidos com a Guarda Municipal, esses somos nós", argumentou.

Edvaldo defendeu mudanças na Constituição Brasileira no sentido de redefinir e ampliar as funções do município no contexto da segurança pública e anunciou algumas metas para o mandato que se inicia a partir de 2009. Os principais compromissos assumidos foram a realização de treinamentos, a adesão ao Plano Nacional de Segurança Pública, a captação de recursos junto ao Governo Federal para a melhoria das condições de trabalho na corporação e o envio para Câmara de Vereadores de um projeto de lei criando a Ouvidoria e a Corregedoria militares.

De acordo com a secretária de Governo, Lucimara Passos, a Prefeitura de Aracaju adquiriu equipamentos, está investindo R$ 450 mil num curso de formação realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e vai aderir ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronace), o que garantirá, entre outras vantagens, uma bolsa de capacitação. "O major Edênisson representa essa nova fase e, sem dúvida, vai poder dar respostas rápidas às necessidade de modernização e melhoria condições de trabalho", afirmou.

A solenidade foi aberta pela Banda de Música da Polícia Militar, que executou o Hino Nacional sob a regência do major Leão. Em seguida, o empossado fez um discurso em que se definiu como um policial por vocação, em busca do bem servir à sua comunidade, que tem a família como maior ponto de apoio. "Pretendo dar o que tenho de melhor e contribuir para elevar a Guarda Municipal, colaborar com a Polícia Militar e atuar na segurança pública como agente da cidadania", ressaltou.

O major Edênisson informou que pretende discutir com o prefeito a implantação de um ciclo-patrulhamento e um moto-patrulhamento, a criação de canil e montado nas dependências da corporação, assim como o enquadramento ao Plano Nacional de Segurança Pública. No seu pronunciamento, o oficial lembrou que tinha orgulho de fazer parte de uma instituição da qual seu sogro foi um dos precursores, o coronel da reserva Eduardo Antônio Carvalho Pereira, ex-comandante do 28º Batalhão de Caçadores.

Currículo

O major Edênisson Santos da Paixão ingressou na Polícia Militar de Sergipe em 1993 e estudou na Academia da Polícia Militar de Paudalho (PE). Fez parte do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), no Bairro América, onde passou por todas as funções até chegar a subcomandante. Comandou várias unidades comunitárias em Aracaju e a Companhia de Policiamento de Radiopatrulha, sempre atuando no setor de planejamento, até assumir a função de planejar as ações do Quartel do Comando Geral (QCG).

Antes de assumir o comando da GMA, coordenou as operações dos comandos de Policiamento Militar da Capital e do Interior do Estado - neste último atuou no Setor de Planejamento. É casado com Sílvia Patrícia da Paixão, com quem tem três filhos: Carlos Eduardo, nove anos, Gustavo Henrique, seis anos, e Ana Clara, dois anos. Está hoje com 40 anos de idade e nasceu em Aracaju.


Presenças

Participaram da solenidade o comandante da Polícia Militar, coronel Magno Silvestre; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Robson César Feitosa Santos; o promotor militar Jarbas Adelino Santos Júnior; a juíza militar Joselaine Costa Ramires de Oliveira; o comandante do 28º Batalhão de Caçadores, coronel Carlos Henrique Teixeira, o comandante da Companhia de Policiamento de de Trânsito, capitão Samuel Barreto, e o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o major Paulo César Paiva.

Também prestigiaram o ato o vice-prefeito eleito Silvio Santos, atual presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); e os secretários municipais Teresa Cristina Cerqueira da Graça (Educação), Valdinete Silva (Administração), Sérgio Oliveira (Funcaju), Lucivanda Nunes (chefia de Gabinete), Jeferson Passos (Finanças), Antônio Samarone (Transporte e Trânsito) e Luiz Carlos (Procuradoria Jurídica).