Capacitar beneficiários do Programa Bolsa Família a fim de aumentar as possibilidades de emprego nos setores da economia que mais apresentam crescimento. Foi com este objetivo que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promoveu ontem, quarta-feira, em Aracaju, uma reunião técnica para apresentar o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para os Beneficiários do programa Bolsa Família (Planseq Bolsa Família).
Participaram do evento representantes da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), da Secretaria do Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).
"Esse momento é muito importante para que possamos esclarecer o plano para beneficiários do Bolsa Família, que faz parte do plano nacional de capacitação profissional e essa oficina de mobilização servirá para evidenciar nosso trabalho como autores desse projeto", enfatizou o representante do MDS, José Cruz.
Planseq Bolsa Família
O Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para Beneficiários da Bolsa Família é uma iniciativa conjunta entre o MDS e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para inserir e capacitar beneficiários do programa, a fim de aumentar as possibilidades de emprego nos setores da economia que mais apresentam crescimento. Nesse primeiro momento, haverá oferta de cursos no setor da construção civil. Essa ação está articulada com as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e será implementada no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ).
Os objetivos do plano são atender a demanda de mão-de-obra qualificada para as vagas criadas pelo crescimento econômico; implementar um modelo unificado de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família; adequar os cursos de qualificação profissional às demandas de mão-de-obra regionais, tomando como base a evolução da oferta de postos de trabalho; estimular a articulação entre os setores de trabalho e assistência social, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Entre os cursos que serão oferecidos estão o de pintor, azulejista, auxiliar de escritório, reparador, desenhista, armador e montador, encanador, eletricista, almoxarife, projetista, carpinteiro, mestre-de-obras, pedreiro, gesseiro, operador de trator e muitos outros. Em Aracaju foram reservadas 926 vagas. As mulheres não estão excluídas nesse processo e terão vaga garantida nos cursos.
Para participar do Planseq Bolsa Família, a pessoa precisa ser membro de família beneficiária do programa, possuir idade acima de 18 anos, ter cursado, pelo menos a 4ª série do ensino fundamental, além disso, a família precisa ter recebido em seu domicílio, uma carta do Governo Federal, convidando um integrante da família a participar do plano. A participação no projeto não é obrigatória e nem mesmo uma condicionalidade do programa Bolsa Família.
A gerente de benefícios da Semasc, Rosangela Theobald, evidenciou as vantagens do projeto. "O plano tem uma pretensão muito positiva no que diz respeito à perspectiva profissional para essas famílias, onde um integrante tem a oportunidade de ser qualificado e garantir renda para aquelas pessoas, é importante também enfatizar que o Planseq não é uma condicionalidade do Bolsa Família e que a família que participar não perde o benefício", explicou.