O projeto Natal de Luz 2008, da Prefeitura de Aracaju, já começa a dar seus primeiros frutos no centro comercial da capital sergipana. Prova disso é a satisfação demonstrada pelos comerciantes ao apreciarem a ornamentação dos calçadões das ruas Laranjeiras e João Pessoa.
Os adereços trabalham com o tema ‘fé', o que pode ser observado em réplicas de catedrais e cenários relacionados ao nascimento de Jesus Cristo. A decoração, além de dar uma nova cara ao centro comercial, incrementa as vendas típicas do período natalino. É o que conta o vendedor Saulo de Jesus. "Esta época é tradicionalmente de aumento nas vendas. Uma decoração bonita ajuda a vender mais. As pessoas vêm apreciar e sempre acabam comprando", declara.
Outra que está satisfeita com a decoração é a promotora de vendas Beatriz dos Santos, que destaca também a presença das crianças no centro neste período. "Tudo está muito bonito, de muito bom gosto. Com os enfeites no centro a gente trabalha mais animado, sem contar que agora as pessoas vêm com as crianças, que querem ver Papai Noel, e conseguimos vender para todos os públicos", ressalta.
O ambulante Hélio Costa, que aproveita os festejos de Natal para vender produtos típicos desta época, também comemora um aumento nas vendas. "Essa coisa de colorir o centro da cidade é uma ótima idéia. O pessoal vem olhar e comprar, o que é ótimo para a gente. Eu mesmo tenho várias coisas de Natal, como Papai Noel, musical, bolas, a gosto do cliente", informa.
Além das tradicionais lembrancinhas que os consumidores costumam levar para presentear amigos e familiares, existe também a compra de roupas e sapatos para o próprio uso, que aumenta significativamente neste período. A vendedora Suyanne Vasconcelos, que trabalha em uma loja de calçados, confirma esta informação.
"O consumidor não vai só ao shopping, ele também vem ao centro e pode encontrar os mesmos produtos mais em conta. Esse clima de natal, com as ruas enfeitadas, só atrai mais gente. O que mais acho legal é que o aracajuano conserva a decoração. Ele não destrói", enfatiza. A ornamentação do centro comercial de Aracaju envolve o trabalho de diversos profissionais. São carpinteiros, eletricistas, artistas plásticos, designers, entre outros.