Quinteto Sanfônico abre I Encontro Estadual de Alfabetização

Funcaju
26/11/2008 10h13
Início > Notícias > Quinteto Sanfônico abre I Encontro Estadual de Alfabetização

O Quinteto Sanfônico de Aracaju encantou os participantes do I Encontro Estadual de Alfabetização e da I Mostra Pedagógica Saberes Escolares da Rede Pública Estadual, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).

A abertura do evento ocorreu na última segunda-feira, 24, no Complexo Cultural Gonzagão, localizado no conjunto Augusto Franco. O quinteto apresentou o melhor da Música Popular Brasileira (MPB) com um repertório que variava do samba a bossa nova, que este ano completa 50 anos, e é claro, o autêntico fórro sergipano.

O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima e da diretora do Departamento de Educação, Maria Izabel Ladeira. O I Encontro Estadual de Alfabetização encerrou ontem, 25, no complexo cultural Gonzagão. De 26 a 28 de novembro de 2008, prossegue nas diretorias de Educação e Unidades de Ensino do Estado.

O evento tinha o objetivo de promover a qualidade do ensino público destacando as várias formas de intervenções metodológicas que possam colaborar no desenvolvimento de competências e habilidades dos professores que atuam nas séries inicias do ensino fundamental. Assim, garantindo uma efetiva aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos.

Direcionado aos educadores do ensino público, os visitantes que comparecerem ao espaço tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através de palestras, bem como engrandecer seu modo de educar com a exposição de vários trabalhos realizados por professores de várias DR's. Os stands mostram trabalhos desenvolvidos por professores e alunos de nove DR's, totalizando cerca de treze trabalhos em cada uma.

Quanto à escolha do Quinteto para abertura do evento, a organizadora e Técnica Pedagógica, Ticiana Mendonça, explicou que é necessário unir educação e cultura, refletindo assim no bom desenvolvimento da criança. "Devemos valorizar sempre nossa produção cultural, o Quinteto Sanfônico, assim como a orquestra, representam muito bem a cultura", reforçou Ticiana.

De acordo com Marinete Alves, tutora do Programa Pró-letramento da DR3, o encontro tem por finalidade incentivar a leitura, a escrita e o desenvolvimento da oralidade despertando na criança o interesse pela cultura local.