A mobilização de vários segmentos sociais na luta contra a dengue tem crescido em Aracaju. A criatividade e a determinação das gerências das 43 Unidades de Saúde da Família (UFSs) da capital se destacam. Gerentes, assistentes sociais, enfermeiros e agentes de saúde vêm realizando uma série de atividades educativas e de prevenção. Dentre essas ações estão conversas temáticas em salas de espera nas USFs, caminhadas, panfletagem, visitas em feiras livres, palestras em empresas privadas e escolas.
Parcerias
O fortalecimento e intensidade dessa mobilização social só foram possíveis graças às parcerias que essas unidades vêm conquistando junto às suas comunidades. " A parceria consiste em mobilizar a população para realizar trabalho educativo e preventivo. A informação é importante nesta luta", diz a coordenadora da 2a região Eurides Carvalho.
"Não podemos esquecer que o mosquito é domiciliar, precisamos somar esforços, denunciar o vizinho, participar das ações promovidas pelas USFs e nos primeiros sintomas, procurar sua unidade de saúde o mais rápido possível," afirma a coordenadora clínica da Atenção Básica do SUS Municipal, Dra Acácia Virgínia Seixas. A intensificação dessas ações facilita o combate ao mosquito, conclui.
Confira a agenda de mobilização contra a dengue