Edvaldo acompanha chegada do Papai Noel no Centro de Aracaju

Funcaju
02/12/2008 08h03
Início > Notícias > Edvaldo acompanha chegada do Papai Noel no Centro de Aracaju

Os olhares atentos e as mãos ansiosas denunciavam que algo especial estava para acontecer. Cercado de muita expectativa, finalmente o Papai Noel apareceu na tarde de hoje, segunda-feira, em pleno calçadão da João Pessoa para anunciar a chegada do Natal e encher de alegria as ruas do Centro comercial. O prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de participar desse momento tradicional que marca a abertura oficial das comemorações natalinas de Aracaju e levou uma mensagem de paz, harmonia e prosperidade para as famílias ali presentes.

"Não podemos pensar um país livre, democrático e justo sem tratarmos bem as nossas crianças e adolescentes. É por isso que dedico o Natal de Aracaju aos meninos e meninas dos mais diversos cantos da cidade. Peço a Deus que ilumine a todos nós e me dê tranqüilidade, sabedora e capacidade para cumprir os compromissos assumidos com o povo aracajuano. Juntos, tenho certeza que vamos construir um lugar cada vez mais bonito, organizado e feliz para fazer de 2009 um ano ainda melhor do que 2008", afirmou o prefeito.

O Papai Noel - que permanecerá até o fim do mês de dezembro no calçadão da João Pessoa - foi recebido em clima de festa. Muitos pais fizeram fila para que os filhos pudessem tirar uma foto, receber um abraço ou simplesmente confidenciar que presente gostariam de ganhar no fim do ano. "O Centro está muito bonito e animado. Gostei muito da iniciativa porque leva o espírito natalino para as ruas, contagia as famílias e alegra as crianças", revelou a enfermeira Márcia Alves, 28, enquanto segurava o pequeno Leonardo no colo, de apenas dois anos.

Cerca de dez mil micro-lâmpadas, símbolos como guirlandas e sinos, além de catedrais e igrejas inspiradas na arte bizantina fazem do comércio um palco de luz, fé e emoção. No próximo dia 09 de dezembro as demais luzes da cidade serão acesas com a inauguração do Projeto Natal de Luz 2008, que essa edição estendeu os pontos luminosos em mais 30%, chegando a um número maior de avenidas, momentos, praças, bairros e pontos turísticos. A idéia da Prefeitura de Aracaju é transformar a capital sergipana num pólo de atração turística no ciclo natalino.

"Nunca foi tão fácil vender o destino turístico Aracaju. Em virtude dos investimentos e das prioridades definidas na atual administração, esse ano o prefeito não mediu esforços para manter o município esse clima de alegria durante o Natal, que a partir de agora começou a invadir ruas, bairros, parques e praças", disse o presidente da Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Esporte (Funcaju), Sérgio Oliveira, ao informar que será anunciada em breve uma programação especial com auto de Natal e apresentações musicais na Praça Tobias Barreto e no Parque Augusto Franco (Sementeira).

Economia

Outra preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira foi com o aquecimento da economia local para melhorar as vendas de final de ano e criar uma barreira à recessão advinda da crise financeira internacional. "Temos que trabalhar e lutar cada vez mais para superar a crise, gerar oportunidades e garantir o crescimento sustentável. Por isso antecipamos o pagamento do décimo terceiro e do salário do mês de dezembro para os servidores públicos, injetando na economia local alto de torno de R$ 36 milhões", lembrou.

A Chegada do Papai Noel e a decoração do comércio entusiasmaram as entidades de classe que anseiam com o aquecimento das vendas nesse período. "Isso dá uma ar festivo ao centro e Edvaldo tem cumprido com a palavra ao fazer um Natal ainda melhor em 2008. Estão postas as condições para animar e incentiva o consumidor nesse fim de ano. A perspectiva é nos próximos anos transformar Aracaju na ‘Gramado do Nordeste'", comemorou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Samuel Schuster.

Antes de chegar ao calçadão, o Papai Noel saiu da Colina do Santo Antônio e seguiu num cortejo no carro do Corpo de Bombeiros pelas avenidas João Ribeiro, e Coelho e Campos, ruas José do Prado Franco, Capela e Própria, praça General Valadão, e Terminal da Rodoviária Velha. Ao chegar no seu destino, encheu de emoção a família do vigilante Alan Fontes, 32 anos. "Essa data representa o nascimento de Jesus Cristo e a gente espera o ano todo para comemorar. Adoro ver a alegria das crianças com todas essas luzes e enfeites", afirmou.

Decoração

Mais uma vez a decoração natalina incluirá a Zona Norte, além de pontos tradicionais como Orla de Atalaia e o Parque da Sementeira, que contará com um presépio com 600 m², portal e árvores luminosas tridimensionais. Todas as árvores e postes do caminho entre o mercado e a rótula da Atalaia serão decorados. Quem assina o projeto decorativo é o artista plástico Ivo Gato, que irá abusar de variados tipos de lâmpadas, formas e símbolos como sinos, guirlandas, árvores e velas. O apoio é do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e da CDL.

Receberão efeitos cintilantes a Orlinha do Bairro Industrial; a avenida Visconde de Maracaju; a entrada da cidade, em frente à Rodoviário José Rolemberg Leite; e diversas avenidas da Zona Sul, como Hermes Fontes, Francisco Porto e senador José Júlio César Leite, no Aeroporto; a rótula do Bugio, os monumentos históricos; os mercados centrais Thales Ferraz e Antônio Franco; a Catedral Metropolitana; o Viaduto do Dia Jornalista Carvalho Deda; as igrejas São José e Santo Antônio; e o calçadão das ruas João Pessoa e Laranjeiras, com dois portais de entrada, a casa do Papai Noel e guirlandas.

Presenças

Participaram do evento a deputada estadual Tânia Soares; o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Gilson Figueiredo; secretário executivo da CDL, Esdras Carvalho; o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e vice-prefeito eleito, Sílvio Santos; o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa; os secretários municipais Jéferson Passos (Finanças), Lucivanda Nunes (Chefia de Gabinete), Antônio Samarone (Transporte e Trânsito), Dulcival Santana (Planejamento), Bosco Rolemberg (Governo), e Carlos Cauê (Comunicação).