Prefeitura inaugura reforma do Cras Benjamin Alves de Carvalho

Família e Assistência Social
17/12/2008 14h23
Início > Notícias > Prefeitura inaugura reforma do Cras Benjamin Alves de Carvalho

Aumentar cada vez mais a qualidade de vida da população aracajuana. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Aracaju inaugurou ontem, terça-feira, a reforma do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Benjamin Alves de Carvalho, no bairro Coroa do Meio. A obra durou 60 dias e foi orçada em R$ 87.934,28.

O novo equipamento social é ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável pela execução de diversos projetos e programas sociais para atender a população, que vive em situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social. Para que isto seja possível, é necessário uma boa estrutura que forneça o mínimo de conforto para que crianças, adolescentes e idosos possam ter as mesmas possibilidades e um excelente desempenho, elevando a auto-estima da população aracajuana.

A reforma é um antigo sonho dos moradores da região, que muitas vezes têm apenas, o Cras como refúgio e como porta de saída dos problemas pessoais. "Aqui é uma maravilha, os adolescentes, ao invés de estarem nas ruas fazendo o que não presta, estão aqui com pessoas que realmente se interessam com elas", destacou dona Josefa Vieira de Melo, 71, uma das fundadoras da comunidade.

Dona Josefa se emociona ao relembrar o tempo que chegou ao bairro Coroa do Meio. "Era muito difícil, não tínhamos paz. Mas hoje tudo isso mudou porque quando vêm benefícios como esta reforma para nossa comunidade, tenho a certeza de que estamos bem servidos", completou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania Rosária Rabelo, que representou o prefeito Edvaldo Nogueira na inauguração, ressaltou o compromisso da prefeitura com a população mais necessitada. "Nós queremos garantir um espaço social para que as pessoas possam vir buscar informação e que possam aproveitar melhor os programas sociais desenvolvidos pelo município de Aracaju. Este espaço é de cada morador da região e aqui tem profissional capacitado para garantir a proteção social para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade", afirmou a secretária.

O local recebeu melhorias no revestimento do piso, do teto, que ganhou forro em PVC, além da revisão nas instalações elétricas e hidro-sanitárias. Todo o prédio recebeu uma pintura geral, colocação de grades de ferro e a entrada ganhou um jardim.

"Durante os 60 dias da obra, o atendimento não sofreu alterações", conta o engenheiro da obra Adrielson Carvalho. O Cras Benjamim Alves de Carvalho atende em média a 200 pessoas diariamente. Para a diretora do centro, Maria Cila Gomes da Rocha Cruz, o ambiente mais agradável oferece a sensação de bem estar. "Agora temos espaço individuais para atender a todos os programas e assim dar um melhor atendimento a quem nos procura", relata.

Premiação

Durante a inauguração da reforma do Cras, as três equipes campeãs da última Olimpíada Geração Saúde do Idoso receberam a premiação. Em terceiro lugar ficou a equipe do grupo Padre Anchieta do Cras Antônio Valença Rollemberg. Na segunda posição ficou o grupo Getúlio Vargas do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rollemberg Leite. O grande campeão foi o grupo Renascer do Cras Jardim Esperança.