Chegada do Verão aumenta número de participantes no Academia da Cidade

Saúde
19/01/2009 18h32

Com a chegada do Verão, o número de participantes na Academia da Cidade aumentou em toda Aracaju. São centenas de pessoas dispostas a melhorar o condicionamento físico e sair do sedentarismo. No conjunto Médice, o ponto de encontro é na praça Nivaldo Menezes, onde aproximadamente 70 moradores freqüentam regularmente o programa. No entanto, com a chegada da nova estação a quantidade de adeptos subiu para 90 na localidade.

As aulas orientadas por profissionais de educação física e professores são gratuitas e acontecem três vezes por semana. Segundo o coordenador do programa, Bráulio Alcântara, as atividades têm o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas. “São muitos os benefícios proporcionados pela prática da atividade física. Observamos em nossos relatórios que muitos freqüentadores passaram a ingerir menos medicamentos, e a composição corporal deles melhorou.

A aposentada Maria José, 67 anos, está muito feliz por participar da Academia da Cidade. “Eu adoro passar as tardes exercitando meu corpo aqui na praça Nivaldo Menezes. Além disso, a cada dia conhecemos gente nova. Freqüento o programa desde o início, isso é muito gratificante. Deus me livre de faltar as aulas”, comenta empolgada.

Para a aposentada Corina Santos, 73 anos, a satisfação não é diferente. “Quando chego aqui esqueço os problemas e procuro relaxar. Sem contar que fazemos muitas amizades”, coloca. Maria Luiza Lucas da Silva, 60, também concorda com os benefícios proporcionados através do Programa. “Adoro fazer caminhada, além disso hoje consigo controlar a minha pressão”, diz.

Referência

O Academia da Cidade foi implementado em abril de 2004, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, nos 15 pólos espalhados na cidade, o Programa conta com mais de 2 mil usuários das diversas faixas etárias. A equipe técnica é formada por 15 profissionais e 30 estagiários de Educação Física. As aulas acontecem em espaços públicos como calçadões, praças e quadras, além de espaços cedidos por associações de moradores e salões paroquiais.

O cadastramento ao programa é espontâneo e o interessado deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência. Uma outra forma é procurar os professores em um dos espaços públicos, identificados como os pólos da Academia da Cidade. Segundo o coordenador do programa, Bráulio Alcântara, independentemente da faixa etária, qualquer pessoa pode participar. “É importante ressaltar isso, porque as pessoas vêem mais idosos e pensam que só é voltado para esse público. Na verdade, o Programa foi pensado para toda a população”, coloca o coordenador, ressaltando que, a depender da idade, os professores fazem inclusive exercícios diferenciados, sempre respeitando o limite individual.

Em 2008, o Ministério da Saúde conferiu à cidade de Aracaju o tíitulo ´Aracaju: capital brasileira da qualidade de vida´. Um dos destaques foi a ação do Programa Academia da Cidade. A notoriedade do Programa teve inclusive visibilidade nacional durante reportagem veiculada pelo Globo Repórter, da TV Globo, no dia 4 de abril de 2008.