Há mais de 20 anos sem receber melhorias por parte poder público, o recapeamento e a reurbanização da entrada oeste da cidade - no cruzamento entre a rua Paraíba com as avenidas Mariano Salmeron e Chanceler Osvaldo Aranha, no bairro Siqueira Campos - serão entregues pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) hoje à noite, terça-feira, às 19h. A obra integra o calendário de inaugurações em comemoração ao aniversário de 154 anos da cidade, no próximo dia 17 de março.
O projeto arquitetônico é composto por um canteiro central com estátua metálica, área verde e readequação dos tamanhos das vias públicas no entorno da obra. Tudo foi pensado para propiciar segurança e humanização dos espaços urbanos de Aracaju. A funcionalidade está aliada à segurança e ao estilo arquitetônico da região, de modo a embelezar uma importante via de chegada de turistas à capital sergipana. Os investimentos são da ordem de R$ 126 529,56
Detalhes como piso tátil (auxiliar na locomoção de deficientes visuais) e cinco rampas de acesso são outros pontos que merecem destaque na obra. A cidade - considerada pelo Ministério da Saúde em 2008 como a capital brasileira da qualidade de vida - tem a administração municipal com o pensamento voltado ao desenvolvimento urbanístico com total acessibilidade.
Segurança
O cruzamento foi executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) sob a orientação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), com foco na segurança e na humanização do espaço público. Na opinião do taxista Manoel Ramos, o investimento na entrada da cidade veio no momento apropriado.
"A obra foi de bom proveito e chegou na hora certa porque existia muita colisão aqui e agora amenizou", disse. O chefe de pista de um dos postos de combustível da região, Edílson José, destacou a segurança. "Ficou bom, principalmente por questões de via. Os carros ficaram mais visíveis aos outros motoristas", emendou.