Prefeitura homenageia mulheres de destaque com o Troféu Núbia Marques

Assistência Social e Cidadania
13/03/2009 09h34

Para homenagear as mulheres que ajudam a criar e recriar uma cidade com cada vez mais qualidade de vida, a Prefeitura de Aracaju realizou nessa quinta-feira, 12, a quinta edição do Troféu Núbia Marques. O prefeito Edvaldo Nogueira e o vice, Sílvio Santos, premiaram dez mulheres que se destacam na sociedade pelo trabalho que desempenham e pelo papel que representam no desenvolvimento da capital.

Foram agraciadas a arquiteta Ana Libório, a advogada Aída Campos, a juíza de direito Iolanda Guimarães, as jornalistas Maria Franco e Rosa Vasconcelos, a técnica e árbitra de ginástica ritmica Cristina Vital, a assistente social Maria da Conceição, a delegada de polícia Renata Aboim, a juiza Vânia Ferreira de Barros e a atriz Tetê Nahas. Os nomes foram escolhidos em votação entre servidoras da Prefeitura e membros do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

O vice-prefeito Sílvio Santos abriu a solenidade representando o prefeito, que estava a chegar de viagem ao Rio de Janeiro, ao lado do governador de Sergipe Marcelo Déda. "Juntos, Déda e Edvaldo participaram da liberação do financiamento de R$ 250 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que o Estado dê continuidade ao programa de desenvolvimento territorial Sergipe Cidades", justificou.

Sílvio ainda ressaltou que o nome do prêmio não poderia ser mais adequado. "As mulheres que receberam esse troféu têm uma bela trajetória de vida, à altura da história de Núbia Marques", afirmou. O vice-prefeito ainda destacou a criação da homenagem pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo. "Essa foi uma iniciativa incrível de Rosária, um dos quadros mais atuantes na Prefeitura e em Sergipe", acrescentou Sílvio.

Ao chegar e cumprimentar o público presente, o prefeito Edvaldo Nogueira lembrou que o Troféu Núbia Marques já se tornou uma tradição de Aracaju. "Lembramos aqui mulheres que se destacam em todas as áreas da sociedade. Exemplo disso são as mulheres na Prefeitura, que ocupam cada vez mais postos de trabalho e cargos importantes, como as titulares de  cinco de nossas secretarias municipais", comentou.

Edvaldo fez um resgate histórico, lembrando desde a criação do Dia Internacional da Mulher até a luta das mulheres aracajuanas para erguer a cidade a partir da sua fundação, em 17 de março de 1855. O prefeito também reforçou o crescimento do público feminino em espaços importantes e profissões decisivas para o engrandecimento do mundo atual, apesar da grande exploração, da violência doméstica e do preconceito a que são submetidas.

"Esse é um dia de comemorações, pois a mulher ocupa a cada dia um papel mais importante na sociedade brasileira. Por isso é que acredito que não tem outra saída, não tem outro caminho para o mundo. A sociedade baseada na irreal superioridade masculina fracassou. A saída é o convívio harmônico entre homens e mulheres dividindo igualmente a construção de uma sociedade mais fraterna, mais humana, mais igualitária", reforçou.

Reconhecimento

Para a presidente da Associação Amigos da Oncologia, Maria da Conceição Balbino dos Santos, receber o troféu Núbia Marques foi algo que a emocionou muito. "É uma grande responsabilidade. pois a professora Núbia Marques é um exemplo para todas as assistentes sociais do Estado de Sergipe. Eu só tenho a agradeçer pelo reconhecimento da Prefeitura ao trabalho desenvolvido pela AMO", disse Conceição, também funcionária da PMA e assistente social.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, reforçou que o prêmio está consolidado como um instrumento de reconhecimento à atuação de pessoas comprometidas, que servem de exemplo para a sociedade, como Núbia Marques. "Esse é um momento valoroso, que a cada edição engrandece os esforços feitos em diversas áreas para melhorar a qualidade de vida de uma cidade cada vez mais bela e feliz", ressaltou.

Ao final do evento, a atriz Isabel Santos e a cantora Patrícia Polayne realizaram um sarau, com performances montadas a partir de poemas de autoria de Núbia Marques, ao som do violino de Cláudio Francisco e do saxofone de Ricardo Resende. Em seguida, durante o coquetel, Edvaldo Nogueira e Sílvio Santos entregaram botões de rosa a todas as mulheres presentes e as saudaram pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

Núbia Marques

O evento é alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado todos os anos no dia 8 de março, e integra a programação de aniversário de 154 anos de Aracaju. A iniciativa foi criada no ano de 2004 pela meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o nome do prêmio representa uma grande homenagem à assistente social, jornalista, professora, poetisa e escritora sergipana Núbia Marques.

Eneida de Azevedo Marques, filha de Núbia Marques, registrou a emoção de lembrar sua mãe em cada uma das mulheres premiadas. "É uma alegria muito grande para a família ver nas pessoas aqui reunidas um pouco da vida da minha mãe, uma vida toda voltada à cultura, ao social e à condição do feminino no cotidiano. Núbia Marques sempre foi uma e mulher de luta, de engajamento. Por isso, é muito justa essa homenagem", afirmou.

Núbia Marques foi uma intelectual de prestígio e engajada nos movimentos em defesa da anistia, da igualdade de gênero e da democracia. Ela tem vários livros publicados em diversos gêneros literários e foi a primeira mulher a ingressar na Academia Sergipana de Letras (ASL). Entre suas principais obras estão os livros: ´Sinuosas em Carne e Osso´ (1961), ´O Sonho e a Sina´ (1979) e ´O Passo de Estefânia´ (1982).

Presenças

Prestigiaram a festa o desembargador Edson Ulisses, o deputado federal Jackson Barreto, o procurador Moacir Soares da Mota, os secretários Rosária Rabêlo (Assistência Social), Tereza Cristina da Graça (Educação), e Carlos Cauê (Comunicação); a presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Danusa Silva, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cristiane Ludmila.