Exposição fotográfica sobre bodegas de Aracaju revela desenvolvimento urbano da cidade

Agência Aracaju de Notícias
20/03/2009 16h25

Desde a última quinta-feira, 12 de março, o economista, memorialista e fotógrafo diletante Expedito Souza vem realizando a exposição fotográfica ‘Bodegas: Memórias de Aracaju', em comemoração aos 154 anos da cidade. A mostra encontra-se na Galeria de Arte do Sesc, situada na Rua Dom José Thomaz, 235, e ficará por lá até o dia 13 de abril.

Com fotos inéditas e dispostas em 21 painéis, a exposição retrata o avanço da capital sergipana ao mostrar as fachadas de bodegas na década de 70 e como esses lugares se encontram hoje, em pleno século XXI. A Galeria do Sesc funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 21h, com visitas orientadas pela arte educadora Cristiane Barbosa.

Durante quase todo século XX, as bodegas fizeram parte do cotidiano do povo aracajuano, marcando profundamente a cultura e a economia da cidade. De acordo com Expedito Souza, as bodegas foram por muito tempo o ponto de encontro dos jovens, que ali se reuniam para beber e bater papo. Outra característica importante era a venda em retalho, ainda hoje praticada no que restou desses "comércios", que facilitavam a aquisição de produtos aos menos abastados.

Confira a matéria completa no hotsite comemorativo aos 154 anos de Aracaju