Conselho Gestor do Bolsa Família leva plenária para Creas Maria Pureza

Assistência Social e Cidadania
01/04/2009 08h33

O Conselho Gestor Intersetorial do Programa Bolsa Família (CGIPBF), apoiado pela Prefeitura de Aracaju, continua visitando todas as regiões do município. A idéia é demonstrar as ações do conselho e retirar um representante de cada um dos cinco Distritos que compõem a capital aracajuana. Na tarde de ontem, terça-feira, o terceiro Distrito recebeu a visita do conselho no Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Maria Pureza.

A escolha dos representantes de cada localidade é de grande importância, na medida em que todos terão direito a voz e podem levantar as necessidades de cada comunidade. "O grande desafio de cada escolhido é justamente levar as necessidades para que possam ser discutidas no conselho, para que possamos tentar encontrar uma solução", afirmou a conselheira do CGIPBF, Rosângela Theobald.

A escolhida do terceiro Distrito foi a dona de casa Eusemar da Câmara e Silva, que entendeu que ajudar a sua região é algo importante para o bem coletivo. "Pretendo ajudar ao máximo e a minha comunidade que é muito necessitada", afirmou. Segundo ela, conselho gestor vem para suprir uma necessidade de aproximação ainda mais do poder público. "Estávamos precisando mesmo de um conselho para discutir as nossas dificuldades", completou.

Apoio

O CGIPBF tem por finalidade formular e integrar políticas públicas, definir diretrizes, normas e procedimentos sobre o desenvolvimento do Programa Bolsa Família (PBF), bem como apoiar iniciativas visando promover a emancipação das famílias beneficiadas pelo programa. O conselho recebe total apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

O Conselho Gestor tem autonomia para controlar e fiscalizar as ações do PBF nos municípios. Cada cidade deve instalar um conselho formado por membros da sociedade civil e do poder público para fiscalizar o repasse dos recursos e realizar o acompanhamento das famílias beneficiárias. Uma das suas atribuições é instituir grupos de trabalho, em caráter temporário, para analisar matérias sob sua apreciação e propor medidas específicas necessárias à implementação das decisões.