A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), itensificou desde o início do período chuvoso a manutenção dos 36 km de canais da capital. Os serviços de limpeza já foram executados no loteamento São João; bairros Aruana, Industrial, Tamandaré, Japãozinho e José Conrado de Araújo; avenidas Airton Teles, Engenheiro Gentil Tavares, Alan Kardec e Brasil; conjuntos Paulo Barreto e Benjamin Constant; travessas Amapá, Augusto Franco, Santa Maria e outros.
A ação visa facilitar o escoamento das águas que, na maioria das vezes, é comprometido pelo acúmulo do lixo domiciliar que a comunidade deposita dentro e nas imediações dos canais. De acordo com a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, a execução dos serviços tem o objetivo de fazer com que não haja transbordamentos e alagamentos. "Mas é importante lembrar que comunidade tem que colaborar para que isso ocorra", alertou. "
Segundo Lucimara Passos, o papel da área de serviços urbanos é justamente trabalhar para atender os anseios e necessidades da população. "Para tanto, precisamos que a comunidade colabore com a preservação. Se há coleta de lixo domiciliar regularmente não há necessidade de depositar o material no canal, pois isso compromete o fluxo normal das águas, causando entupimentos que geram transbordamentos e proliferação de pragas, fora o mau cheiro", coloca.
Ao longo do ano, a Emsurb executa o serviço de limpeza em todos os canais da cidade. "Para cada canal existe um serviço específico: a limpeza manual, mecanizada ou sistema de barragem. Antes de dar início ao trabalho, temos que observar a característica do canal para saber o melhor modo de atuação e atender a população com eficiência", explica o gerente de Limpeza Urbana, José Roberto Gomes.
Tipos de limpeza
A limpeza manual é realizada bimestralmente em todos os canais da capital. Já a mecanizada é executada anualmente, por se tratar de uma ação com máquinas que retiram uma quantidade considerável de material do fundo do canal para facilitar o fluxo da água. "Esse último serviço é utilizado nos canais considerados profundos e o acesso da máquina é facilitado, eliminando areia e camadas mais grossas de lama", destaca o coordenador de Aterro Controlado, José Reinaldo Souza.
Além desses, a Emsurb realiza a limpeza através do sistema de barragem móvel. A técnica retém parte das águas do canal quando a maré seca. A lona acondiciona parte da água, para que a onda provocada pela descarga tenha velocidade suficiente para arrastar toda a sujeita do canal. O lixo fica submerso no fim do canal por uma tela e depois é recolhido por uma máquina.