O Forró Caju não é só folia, é espaço pra cuidar da saúde também. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, através do Programa de Prevenção às DST's - Aids, montou um estande para distribuição de preservativos femininos e masculinos durante todas as noites do evento. Situado próximo ao posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju), o espaço conta com três funcionários que distribuem as 'camisinhas' com folhetos informativos.
O agente comunitário de saúde e presidente do Grupo Homossexual do Bugio (GHB), Aterciano Alves, comentou que em média 5 mil preservativos masculinos e 1 mil femininos estão sendo distribuídos por noite, durante todos os dias da festa. Ele revelou que tanto os rapazes como as moças vão espontaneamente ao estande solicitar o produto.
O estudante Gabriel Passos, 19 anos, declarou que sempre que vai ao Forró Caju, pede o preservativo aos agentes comunitários. Ele aproveitou o momento para parabenizar a Prefeitura de Aracaju pela iniciativa. "O preservativo, além de previr doenças, evita a gravidez indesejada. O poder público municipal está de parabéns pela iniciativa", enfatizou.
A estudante de enfermagem Sol Araújo, 24 anos, acha a iniciativa importante e essencial. Na sua opinião, a campanha de conscientização mais intensiva nesse período é salutar. Para ela, ainda há cidadãos que se negam a usar o preservativo. "Muitas pessoas não acreditam que podem pegar ou transmitir doenças através da relação sexual. Infelizmente alguns ainda se recusam a usar camisinha. Por isso, a campanha de conscientização é muito importante", ressaltou.