PMA realiza transplante de árvores

Serviços Urbanos
07/06/2009 08h04
Início > Noticias > 38404

Além de plantar mudas para arborizar a cidade, a Prefeitura de Aracaju também preserva e recupera áreas verdes. É com este objetivo que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza o transplante de árvores. Transplantar tem sido uma alternativa para salvar a vegetação.

"Com o crescimento da cidade, a área verde em alguns locais acaba sendo prejudicada. E para que isso não aconteça, a determinação é que seja feito o reaproveitamento da árvores em outro ponto, no mesmo bairro ou não", expõe a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.

Ao invés de simplesmente cortá-la, os técnicos da gerência de Áreas Verdes da Emsurb desenterram a árvore de um lugar e a levam para outro local, mais seguro e com solo mais nutritivo do que o de origem. Tudo é feito a partir de uma avaliação criteriosa. 

"Em primeiro lugar devemos analisar o estado de saúde da espécie, se ela tem condições de ser transplantada. Logo após, é a hora de escolher o local ideal para a nova moradia. Devemos pensar no modo de transportá-la, na fase de adaptação e nas vitaminas que devem existir no solo. O passo a passo é fundamental para a vida da árvore", explica o gerente Francisco Ney Maia.

Para o transporte dessas árvores, o trabalho exige guindaste (do tipo muque), carreta e caminhão pipa. "E também temos que solicitar a participação de outros órgãos para a segurança de todos, como auxílio dos agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito [SMTT], dos técnicos da companhia elétrica [Energisa] e, em algumas vezes, da Embrapa", detalha Ney.

Durante o final da semana, a Emsurb vem executando o transplante de 28 palmeiras imperiais. "Neste caso, as palmeiras estavam em local privado e estão sendo transplantadas para o Parque da Sementeira. A proprietária não tinha mais condição de manter as árvores, então realizou uma doação. Fomos até a residência e constatamos o perfeito estado de saúde das espécies, o transplante está sendo um sucesso. Temos é que acompanhar a fase de adaptação", diz o técnico agrícola da Emsurb, Adriano Santos.  

A Prefeitura de Aracaju também já executou o transplante de árvores do bairro Aeroporto para o Parque da Sementeira, e do conjunto Leite Neto para o bairro Aeroporto. "O transplante é feito como forma de recuperar e preservar a espécie, por isso a escolha do local é importante. A preferência é dada para os locais tranquilos e que tenham cuidados especiais, como praças e parques", conta Ney.