Guarda Municipal monitora 142 pontos em Aracaju

Guarda Municipal
10/08/2009 16h49
Início > Notícias > Guarda Municipal monitora 142 pontos em Aracaju

Escolas primárias, praças, postos de saúde e monumentos históricos são alguns dos espaços que integram o patrimônio público e são protegidos 24 horas por dia pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Ao todo, 142 locais contam com vigilância presencial ou eletrônica para garantir tranquilidade aos cidadãos que frequentam esses espaços e pagam impostos para que eles sejam conservados.

Segundo a vice-diretora da GMA, tenente Jucimary Santos, o órgão possui atualmente 42 postos fixos de serviço, nos quais os guardas fazem plantões. Outros 100 possuem centrais de alarme que são monitoradas pelos agentes na sede da GMA. "As escalas incluem rondas a pé, de bicicleta, com motos e carros. A presença de mais ou menos guardas varia de acordo com a necessidade de cada local", informa.

Jucimary explica que essa atenção se deve ao grande número de atos de vandalismo e furtos contra o patrimônio municipal. A Prefeitura de Aracaju registrou em 2007 um prejuizo mensal de mais de R$ 50 mil com a recuperação de praças, mercados, prédios e outros equipamentos públicos danificados. "Isso impede investimentos em novos benefícios para a população. Por isso, aumentamos a vigilância para impedir esses atos e tentar identificar os responsáveis", revela Jucimary.

A vice-diretora lembra que as pessoas acusadas de cometer esse tipo de crime são presas e conduzidas à delegacia mais próxima. "Segundo a Lei n° 5.346, de 3 de novembro de 1967, o ato de vandalismo contra o patrimônio da União, Estado, Município, concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista é crime de dano qualificado, sujeito a pena de seis meses a três anos de reclusão", esclarece.

Atuação

A GMA conta atualmente com 346 homens e mulheres treinados, que se revezam diariamente em turnos de serviço de 12 horas para fiscalizar pontos fixos e fazer rondas. Além disso, a Prefeitura Municipal de Aracaju adquiriu novos veículos para auxiliar o patrulhamento. “Contamos com 11 carros, 13 motos e 19 bicicletas, que permitem um deslocamento mais ágil dos guardas", acrescenta Jucimary.

Pontos como Centro Administrativo, secretarias municipais, o Núcleo de Produção Digital e o Memorial da Bandeira têm equipes exclusivas para proteger os bens e prestar atendimento ao público, no horário de expediente. Já em locais de lazer e turismo, como o Parque da Sementeira, o Calçadão da 13 de Julho e a Ponte do Imperador, a vigilância é reforçada nos horários de maior movimento.

Prédios públicos a exemplo de Escolas Municipais, Centros de Referência em Assistência Social e Unidades de Saúde da Família contam com o monitoramento por alarmes e a cobertura de equipes com carros e motocicletas. "Os guardas fazem rondas constantes verificando qualquer alteração. Se houver alguma situação que necessite de intervenção, vamos ao local checar", reforça Jucimary.

O trabalho de prevenção da Guarda Municipal tem ainda a ajuda da população, que pode criticar e elogiar o trabalho e até mesmo denunciar atos de vandalismo. "A Prefeitura de Aracaju disponibiliza o número de telefone 153, que serve para as pessoas darem sugestões para a melhoria do serviço. As informações são analisadas pela diretoria da GMA e passadas para as equipes", orienta.