Confira a agenda da força-tarefa desta semana

Saúde
11/08/2009 16h45

A força-tarefa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai atuar, nesta segunda semana do mês de agosto, nos bairros Jardim Centenário, Luzia, América e encerra as atividades retornando ao Robalo, na zona de expansão da cidade. As ações dos agentes de endemias serão direcionadas a visitas domiciliares educativas, enquanto os profissionais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizarão limpeza de terrenos baldios e retirada de entulhos nas localidades.

A abertura da força-tarefa acontece nesta quarta-feira, dia 12, às 7h, no bairro Jardim Centenário, tendo como ponto de concentração a Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto. A Ação continua na quinta-feira, 13, onde os agentes de endemias da referida unidade e mais 20 homens da Emsurb prosseguirão com as atividades de combate a dengue.

No dia 14, sexta-feira, a força-tarefa segue para o bairro Luzia. Os trabalhos terão início às 7h, partindo do ponto de concentração fixado na USF Max Carvalho. No dia seguinte, a força-tarefa segue para o bairro América, começando também às 7 horas da manhã, e partindo da USF Joaldo Barbosa.

As ações da força-tarefa desta semana serão concluídas no próximo sábado, 15, quando os profissionais retornam ao bairro Robalo para encerrar o ciclo de ações contra dengue. "Como se trata de uma área de grande abrangência e está numa zona mais propícia à proliferação do mosquito da dengue [zona de expansão] a cobertura acontece em 100% do território",  destacou o supervisor de campo da força-tarefa no Robalo, Gilberto José dos Santos.

Dados epidemiológicos da dengue

No último mês de julho foram notificados 29 casos de dengue em Aracaju. De acordo com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Aracaju (Covepi), o mês de julho de 2009 foi o período que teve o menor número de casos notificados de dengue nos últimos nove anos.

"Esse resultado se deve a as ações empreendidas pelo município de Aracaju no combate à dengue. Todas essas medidas continuam acontecendo, como ações de força-tarefa, bloqueios de casos, fumacê costal e capacitação constante de agentes de endemias", enfatizou a coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante.

Confira os dados epidemiológicos do último mês de julho:

Julho 2009

Notificações - 29 casos notificados
Confirmados/ laboratorial e vínculo epidemiológico - 02 casos
Dengue clássico / sem complicação - 01 caso
Dengue com complicação - 00 caso
Febre hemorrágica - 00 caso
Síndrome do Choque da Dengue - 01 caso