Obras da praça Luiz Cunha estão avançadas

Infraestrutura
11/08/2009 15h22
Início > Notícias > Obras da praça Luiz Cunha estão avançadas

O empenho e a dedicação da Prefeitura de Aracaju vem garantindo um bom ritmo às obras de construção da praça Luiz Cunha, na avenida Pedro Calazans, bairro Jardins. Com a estrutura totalmente adaptada para deficientes físicos e visuais, a nova praça está em estágio avançado e em breve deverá oferecer todo o conforto e bem-estar imprescindíveis a um bom espaço de lazer numa das áreas mais urbanizadas da capital.

Segundo a arquiteta da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e fiscal da obra, Sheila Trope, o espaço compreenderá 3.296 m² e contará com diversas opções de lazer. "A praça inclui equipamentos de ginástica, parque infantil com brinquedos, mesas com bancos, estacionamento em paralelepípedo e uma grande área de pergolado, com bastante sombra", explica a arquiteta.

A criação de áreas voltadas à inclusão social é uma das grandes metas da administração municipal. "Estamos construindo rampas para deficientes físicos em diversos pontos da praça. Outra adaptação planejada são os pisos táteis. São 73,70 metros quadrados de piso tátil, ao redor de toda a praça, que tem um perímetro linear de 250 metros", adianta Sheila.

Ainda de acordo com a arquiteta da Emurb, a quadra de esportes estava incluída no projeto inicial, mas foi retirada devido a pedidos da população local. "Os moradores dos condomínios próximos fizeram um abaixo-assinado para solicitar que não construíssemos a quadra de esportes. Praticamente todos os condomínios da região já tem sua quadra de esportes", alega.

No entanto, a supressão da quadra não apresentou prejuízo à criação dos espaços de lazer. "No espaço onde seria instalada a quadra nós ampliamos a área verde, o que deixa a praça mais humanizada, sem dúvida", diz Sheila Trope.

Áreas verdes

Segundo o engenheiro civil da construtora contratada para a obra, Luiz Carlos do Espírito Santo, uma boa parte do espaço reservado à construção da praça inclui a criação de áreas verdes, uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

"A obra tem quase 1.000 m² de canteiro. Na verdade, o projeto paisagístico inclui grama em placas e 54 árvores de porte médio", explica o engenheiro, ao enfatizar que será implementado no local um poço artesiano, para garantir o cuidado frequente com as plantas.

Orçada em R$ 343.793,00, a praça Luiz Cunha deverá ser concluída no mês de setembro, segundo as previsões da Emurb, que faz parte do convênio para a realização da obra, juntamente com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e a própria PMA.