Com a proximidade das comemorações alusivas ao Dia da Independência (7 de setembro), as escolas municipais estão intensificando os ensaios para o grande desfile cívico. Este ano, o desfile das instituições de ensino do município acontecerá no dia 30 de agosto, no bairro Siqueira Campos.
Uma das escolas que participa do evento municipal é a Laonte Gama, localizada no bairro Santa Maria. Todos os dias, a banda marcial do colégio ensaia na quadra da Fundação Renascer, no conjunto Médici I.
Ao todo, serão 68 alunos representando a escola, com idade entre 9 e 16 anos. Desses, 26 compõem a banda. De acordo com o regente do grupo, Samuel dos Santos Santana Júnior, este ano a seleção dos integrantes ocorreu de forma diferente.
"Pela primeira vez, nós levaremos para a rua um grupo totalmente composto por alunos da escola, devidamente matriculados. Anteriormente, os ex-alunos continuavam tocando mesmo depois de formados", afirma Samuel.
As mudanças foram mais longe. "Todos os alunos da banda marcial aprenderam a tocar seus instrumentos este ano. Estão todos aproveitando uma oportunidade de aprender a tocar e, ao mesmo tempo, já estrear nas ruas", diz o regente.
Beleza
Enquanto o regente Samuel Santana ensina os alunos a lidar com os instrumentos e buscar harmonia junto aos companheiros do grupo, o coreógrafo Paulo Melo se encarrega de zelar pela beleza dos passos, da indumentária e de todos os outros elementos.
Para ele, nenhuma parte do desfile é capaz de seguir sozinha. "A banda não representa nada sem o grupo que sabe entrar de acordo com a ordem, sem uma boa coreografia, sem roupas e bandeiras. Tudo é igualmente importante", diz Paulo.
Conquistas
A banda marcial da Escola Municipal Laonte Gama foi criada em 2005. Apesar do pouco tempo de existência, o reconhecimento já é muito grande. Bicampeã do Concurso Estadual de Bandas de Fanfarra, a escola adianta que não vai parar por aqui.
"Este ano, vamos participar novamente do concurso, que acontecerá em Propriá, no próximo dia 19 de setembro", garante o regente Samuel. Além disso, as frequentes participações em competições nacionais serão mantidas.
"Somente do concurso Nacional, nós participamos três vezes. Em 2005, ficamos em 4° lugar, e em 2006, nos classificamos em 3°. A primeira participação foi em Tatuí e a segunda em Mauá, ambas em São Paulo. Já em 2007, a equipe foi a Barra Mansa, no Rio de Janeiro, mas ficou em 17°. Este ano,a competição será em Sorocaba no próximo dia 30 de setembro", avisa o regente.
A banda marcial da Escola Municipal Laonte Gama faz parte do Projeto Música e Movimento, idealizado pelo presidente da Fundação Renascer, Gicelmo Albuquerque, que também já foi diretor da unidade de ensino.