Município finaliza curso sobre Sistema Financeiro Integrado

Controladoria Geral do Município
13/08/2009 15h27

Nessa terça e quarta-feira, dias 11 e 12, servidores de todas as secretarias municipais participaram de um treinamento para uso do sistema operacional que oferece suporte ao gerenciamento das contas do município - o Sistema Financeiro Integrado (SFI). O curso aconteceu na Info Scholl, das 18h30 às 21h30, e foi promovido gratuitamente pelas Secretarias de Controle Interno (Semci) e de Finanças (Sefin).

De acordo com o instrutor da capacitação e coordenador de atividades financeiras da Sefin, Marcos Dias, o objetivo do treinamento é facilitar o trabalho diário dos firetores financeiros e coordenadores das Unidades de Administração Geral (UAG's) da Prefeitura de Aracaju. "Dessa forma, queremos promover a criação e a consulta de relatórios gerenciais e dar agilidade aos processos financeiros, a exemplo de licitação, empenho, liquidação e pagamentos, entre outros", explica.

Ainda de acordo com Marcos Dias, o aproveitamento do curso foi um dos melhores dos últimos tempos. "Uma junção de fatores como local, material e horário fizeram desse curso o que teve melhor aproveitamento. Isso nos deixa muito empolgados", afirma.

A diretora da UAG da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Claudice Gaspar, participou do treinamento e diz que aprendeu muito durante o curso. "Eu nunca imaginei que o sistema pudesse me oferecer tantas alternativas para facilitar meu trabalho. Gostei muito de ter tido essa oportunidade de ampliar meus conhecimentos", ressalta.

A servidora destaca ainda que o material oferecido é de primeira qualidade. "O material distribuído entre os alunos é tão detalhado, que até quem não participou do curso pode entender melhor o sistema", diz a diretora.

Sistema

O sistema começou a ser implantado em 2006 e desde 2007 vem sendo utilizado pela administração municipal para fazer o controle das áreas financeira, contábil e patrimonial. Mesmo assim, existem algumas lacunas que faltam ser preenchidas no manuseio do SFI por parte dos gestores financeiros lotados nas secretarias e demais órgãos do município.