Para melhorar a vida da população, a Prefeitura de Aracaju está realizando obras de infraestrutura na rua Comunitária Acioli Santos, bairro Cidade Nova, zona norte da capital. Os serviços executados pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) incluem a pavimentação da via e implantação de rede de drenagem auxiliar. O investimento é de R$ 87 mil.
Para quem reside há mais de 20 anos no local, as obras de infraestrutura têm um significado especial. Na opinião do vigilante Ericson José dos Santos, de 50 anos, a iniciativa também eleva a autoestima dos moradores. "Agora a gente tem orgulho de morar aqui. Antes a rua era de piçarra e no inverno ficava muito difícil o acesso. Com certeza, a comunidade toda está muito feliz com a obra. Está ficando ótimo", comemora o morador.
O encarregado de obras José dos Santos Costa, de 51 anos, destaca a transformação espacial que os serviços vão proporcionar. "É uma iniciativa importante. Com as chuvas, a gente ficava em uma situação difícil. Todos nós aprovamos esse trabalho, que era um pedido antigo da comunidade. Depois de tudo pronto, isso aqui será outra coisa, muito melhor de se viver", ressalta.
Mais de quinze operários trabalham diariamente na obra. Estão sendo implantados 480 metros de meio-fio, 48 metros de drenagem auxiliar, 55 caixas de passagem e 1.440 m2 de pavimentação a paralelepípedo.
Período chuvoso
Iniciada no mês julho, a obra tinha prazo inicial para conclusão de 60 dias. Mas de acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a finalização dos serviços deve ocorrer no mês de setembro por conta do volume de chuva que caiu na capital nos últimos dois meses.
"Como a pavimentação envolve a utilização de materiais de secagem lenta, como o cimento, será concedido um adicional de tempo para que a empresa possa concluir a obra dentro do que estabelece a legislação vigente. As chuvas desse período prejudicam o andamento desses serviços, pois impedem a execução das etapas prioritárias. A comunidade pode ficar despreocupada, porque em breve as obras serão inauguradas, atendendo a uma solicitação dos moradores", garante o presidente da Emurb.