Trabalhar durante dois turnos em um só dia não é fácil para o técnico de antenas parabólicas Jenilson Batista dos Santos, 33. Desde o nascimento de seu filho mais novo, o pequeno Jorge Lucas, de apenas um ano de idade, suas manhãs são destinadas aos cuidados do bebê. "Como não tenho com quem deixar, não trabalho mais durante a manhã só para cuidar dele", diz o morador da rua Haiti, no bairro América, zona oeste de Aracaju.
Mas a dificuldade de Jenilson está prestes a ter um fim. Bem em frente à sua residência, na esquina com a rua Groenlândia, ele vê a solução. Trata-se de uma creche com capacidade para atender até 75 crianças que está sendo construída pela Prefeitura de Aracaju. "Assim que ficar pronta vai ser ótimo", afirma o pai de três filhos, que nasceu e se criou na localidade. "Há muito tempo o pessoal aguarda esta obra", revela.
A creche foi viabilizada através de um investimento de mais de R$ 1 milhão em recursos próprios do município. "A obra está 60% concluída, mas já superamos a parte mais complexa. Até o final do ano devemos entregar a creche à comunidade", afirma o engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) Geraldo Santana, responsável pela obra.
Segundo ele, a creche tem pouco mais de 1.000 m² de área total. "Estamos terminando a colocação da laje para em seguida dar início aos acabamentos finais", conta o engenheiro, que tem acompanhado a expectativa da comunidade à espera da inauguração.
A dona de casa Vera Lúcia, 52, que reside na rua Groelândia, é uma das mais ansiosas pela entrega. Avó da recém-nascida Adriele Silva, que acaba de completar sete meses, ela lembra que os pais de família que moram no bairro América nunca tiveram um lugar onde deixar seus filhos. "Todos querem muito a creche porque trabalham longe daqui e não têm como cuidar das crianças", comenta Vera.