Profissionais do SAMU-Aracaju e do Programa Academia da Cidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram nos últimos dias de atividades alusivas à Semana Nacional do Trânsito. A semana foi comemorada tanto pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) como pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE). Na capital, as programações terminaram nesta sexta-feira, 25, no Centro da cidade.
A PMA escolheu a praça General Valadão como palco central dessa grande festa cidadã. As ruas foram decoradas com árvores, plantas e gramas naturais e as pessoas puderam participar de uma programação baseada em ações de saúde, meio ambiente, educação e cidadania. Vários outros órgãos, secretarias municipais e entidades civis apoiaram o evento, coordenado pela Superintedência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Pela SMS, os professores da Academia da Cidade distribuíram folhetos educativos e realizaram animadas aulas de ginástica atraindo as pessoas que passavam aos arredores da praça General Valadão. Em um dos estandes, uma equipe do Núcleo Permanente de Educação (NEP) do SAMU-Aracaju atraiu a garotada como o Projeto SAMUquinha. O projeto é desenvolvido para o público infantil, por meio de apresentações de fantoches. Com o teatrinho, os profissionais do SAMU repassam orientações sobre temáticas como trânsito e perigos do trote.
O SAMUquinha contou ainda com a participação lúdica dos arte-educadores do grupo 'A arte de prevenir', que também é da SMS.
Já no dia 25, sexta-feira, na praça Fausto Cardoso, a Secretaria Municipal de Saúde participou de uma das atividades da Semana Nacional do Trânsito promovida pelo Detran. Uma viatura do SAMU-Aracaju ficou exibida na praça, onde foram realizados orientações e esclarecimentos sobre o serviço móvel de urgência.