Coleta Seletiva resolve problemas sociais e ambientais

Serviços Urbanos
23/02/2010 10h25
Início > Notícias > Coleta Seletiva resolve problemas sociais e ambientais

Cuidar do meio ambiente e ajudar o próximo devem ser atitudes corriqueiras. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), encontrou no programa de Coleta Seletiva de Lixo uma maneira de amenizar as agressões ao meio ambiente e contribuir para a geração de renda. Em dias e horários específicos, um caminhão de coleta passa por vários pontos da cidade, recolhendo o material reciclável separado pelos cidadão que colaboram com a iniciativa.

A ideia surgiu em 2000, quando foi iniciado o processo de desativação do lixão do bairro Santa Maria. À época, foram observadas duas questões importantes: o tratamento do lixo e a assistência às famílias que sobreviviam, de forma subumana, naquele local. Procurando uma solução para esses problemas, a Prefeitura apoiou o surgimento da Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), formada por ex-catadores.  

O antigo lixão se transformou num aterro controlado e, desde 2002, a Emsurb realiza diariamente a coleta seletiva do lixo em Aracaju, encaminhando todo o material para a Care. "Do início do projeto até hoje, houve um crescimento muito grande no nosso programa. Atualmente contamos com mais de 20 localidades que participam ativamente da iniciativa e já temos planos para a expansão", afirma a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.

Processo

Segundo a tesoureira da Care, Vaneide Ribeiro, mesmo com a separação feita em casa por aqueles que contribuem com o Programa de Coleta Seletiva, os cooperados ainda fazem uma triagem do material que chega ao galpão. "Recebemos o material arrecadado, mas nem tudo serve para reciclagem. Se recebemos, por exemplo, uma média de 55 toneladas por mês, só aproveitamos cerca de 30 toneladas. É por isso que quanto mais material for arrecadado, mais aproveitaremos", ressalta.

O diretor de Controle Operacional da Emsurb, Gilson Ramos, informa que o procedimento para fazer parte do programa é simples. "Além de querer participar, o bairro, o condomínio, a instituição ou o órgão deve estar preparado. Para isso, disponibilizamos uma equipe técnica que orienta o modo de fazer a coleta seletiva. Feito isso, estabelecemos o dia e o horário em que passará o caminhão do programa", descreve. Para saber se o seu bairro participa da Coleta Seletiva basta conferir o itinerário. Os interessados em participar do programa podem entrar em contato com a Emsurb através do telefone: (79) 3179-7001.