Edvaldo e Almeida tratam da liberação de recursos para Aracaju

Fazenda
21/10/2009 20h24

Durante quase duas horas, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o senador Almeida Lima conversaram sobre perspectivas de liberação de recursos federais para execução de obras importantes na capital sergipana. O encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito no início da noite dessa quarta-feira, 21, também contou com a participação do presidente da Funasa em Sergipe, Zezinho Guimarães.

Almeida Lima, que é presidente da Comissão de Orçamento do Senado, anunciou que há possibilidade concretas de viabilizar, já em 2010, recursos da União para alguns projetos defendidos por Edvaldo Nogueira. Um deles é a construção de mais três Praças da Juventude, que, segundo o prefeito, deverão beneficiar a Zona Norte, a região Sul e a Zona de Expansão da cidade. "Já estamos definindo as áreas para que as obras possam ser iniciadas assim que conseguirmos os recursos", disse Edvaldo.

O senador também se comprometeu a buscar a liberação dos recursos previstos na emenda coletiva de R$ 18 milhões para a realização de obras de pavimentação de ruas nos bairros Atalaia e Coroa do Meio. "A emenda já foi aprovada no orçamento deste ano e os projetos estão prontos, só falta a liberação dos recursos", explicou o prefeito.

Além disso, Almeida Lima garantiu que vai tentar conseguir recursos do orçamento da União para a construção de duas escolas (uma no Santa Maria e outra no Coqueiral) e realização de obras de contenção de encostas. Esse último projeto, orçado em R$ 10 milhões, já foi apresentado pela Prefeitura de Aracaju ao Ministério da Integração Nacional. "O objetivo é evitar que as famílias que hoje moram em áreas de risco fiquem vulneráveis com a chegada do período de chuvas", destacou Edvaldo Nogueira.

Agradecimento

Diante das excelentes perspectivas, o prefeito agradeceu o apoio do senador. "Fiquei muito feliz com a visita. Almeida Lima, na condição de presidente da Comissão de Orçamento do Senado, se colocou à disposição do município de Aracaju para colaborar conosco na concretização de projetos em benefício da população. É um momento extremamente importante", ressaltou.

O senador Almeida Lima definiu o momento como uma "somação de esforços em favor dos aracajuanos". "Não poderia deixar de oferecer meus préstimos à administração do prefeito Edvaldo Nogueira, uma vez que esse trabalho irá beneficiar o povo de Aracaju, um povo merecedor, que, com certeza, agradecerá o trabalho do prefeito e o nosso, no Senado Federal", disse.

"Nós iremos colaborar na medida do possível para a liberação de recursos destinados a projetos essenciais para a vida do aracajuano. Ao homem público é fundamental compreender que questões circunstanciais, políticas, não podem interferir na administração da coisa pública, do interesse coletivo. O prefeito entende muito bem isso e eu não poderia pensar diferente", complementou o senador.

BID

Além de anunciar a possibilidade de liberação de recursos federais, Almeida Lima também se comprometeu, a pedido do prefeito Edvaldo Nogueira, a interferir junto à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para a rápida aprovação do empréstimo de U$ 30 milhões que deverá ser liberado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo Edvaldo, as negociações finais com o banco acontecerão na próxima semana e, depois disso, o projeto vai para o Senado. "Ele se colocou à disposição para que a tramitação ocorra o mais rápido possível e disse que as perspectivas de aprovação são excelentes", disse.

O dinheiro será destinado ao Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Aracaju, que, com a contrapartida da Prefeitura, resultará em um investimento de U$ 60,5 milhões em obras voltadas à melhoria da infraestrutura urbana, incluindo a abertura de ruas e avenidas, revitalização do Centro histórico, construção de escolas e creches, além da drenagem e pavimentação de áreas carentes da capital.