Aberto Seminário de Integração Ensino-Serviço em Saúde

Saúde
26/11/2009 18h25
Início > Notícias > Aberto Seminário de Integração Ensino-Serviço em Saúde

Comprometidas com a boa formação profissional em saúde, cerca de 200 pessoas, entre gestores, profissionais e estudantes, participam do I Seminário de Integração Ensino-Serviço em Saúde, que foi aberto oficialmente na tarde desta quinta-feira, dia 26. A solenidade que deu inícios às atividades aconteceu no teatro do Campus I da Universidade Tiradentes (Unit), situada no Centro. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, representou o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. A diretora de Gestão da Educação do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, também prestigiou o evento.

O seminário é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o apoio da Unit e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ao longo das discussões, os participantes terão acesso a experiências desenvolvidas pela SMS e conhecerão melhor as questões relacionadas à educação permanente em saúde. "Esse é um evento do nosso Centro de Educação Permanente da Saúde [Ceps] que visa fazer essa integração entre o ensino, o serviço e a comunidade. Temos a perspectiva que, para você ter o fortalecimento de uma integração, tem que gerar a melhor solução", destacou Marcos Ramos.

Focado na qualificação e na formação profissional, seja em nível técnico, de graduação ou pós-graduação, o seminário foi concebido para sensibilizar e mobilizar o público na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o secretário do município, "esse evento representa um marco que vem a favorecer o profissional de saúde e a política pública para o fortalecimento do SUS", ressaltou Marcos Ramos. "Não existe uma boa gestão sem uma boa capacitação", observou.

Após a solenidade de abertura, foi formada uma mesa-redonda que teve como um dos palestrantes a doutora em ciências odontológicas pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Estela Haddad. Representante do Ministério da Saúde, onde é coordenadora geral de ações estratégicas em Educação em Saúde, ela falou sobre o papel do ministério no movimento de mudanças na formação em saúde. "É uma grande satisfação participar desse evento tão importante para nós que já trabalhamos com essa linha de desenvolvimento", afirmou Haddad.

Parceria

Conforme o reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, o tema proposto pelo seminário requer uma mobilização de toda a comunidade. "Precisamos dar as mãos a todos os órgãos para que juntos trabalhemos em favor da sociedade. Não podemos continuar com o quadro que temos no país e essa ação que está sendo desenvolvida é elogiável", ressaltou Uchôa.

Já para o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFS, Antônio Carvalho, o futuro do ensino na área da saúde passa por essa integração com a comunidade. "Já defendemos isso junto ao serviço público federal e estadual há muito tempo, quando colocamos nossos alunos em unidades básicas, para conhecerem a realidade. Mas isso era feito mais pela boa vontade do gestor do momento. Agora o Ministério da Saúde tem tido essa preocupação de não ser mais problema do gestor, mas sim um programa institucional", observou.

A programação do evento segue no decorrer da sexta-feira, dia 27, no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) da Prefeitura de Aracaju, localizado na Rua Luis Carlos Prestes, nº 99, bairro Ponto Novo. O segundo dia do I Seminário de Ensino-Serviço em Saúde contará com sessões de comunicação, rodadas de debates e exposições de banners.