O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) divulgou o balanço referente aos quatro dias de shows do Projeto Verão 2010, período em que as equipes do Samu estiveram de prontidão na praia de Atalaia para atender as ocorrências. No total, foram realizados 58 atendimentos.
Desse total, 44 foram do tipo clínico (dores e vômitos) e 14 traumáticos (cortes e machucados). Sete adolescentes precisaram ser atendidos. Não houve casos mais graves com necessidade de remoção para os Hospitais Municipais Nestor Piva ou Fernando Franco, nem para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (RUE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Elany Bittencourt, considerou tranquila a edição deste ano do Projeto Verão. "Essa é uma festa em que o aracajuano se diverte com mais tranquilidade, levando sua família e amigos para brincar em paz. Conseguimos atender à expectativa e não houve surpresas", diz.
Estrutura
A estrutura do posto avançado de atendimento do SAMU no Projeto Verão 2010 contou com seis leitos de atendimento básico e dois leitos de estabilização, para os casos mais graves. Além disso, o posto teve ainda o apoio de duas ambulâncias, uma de suporte básico e uma UTI móvel.
Uma equipe de 20 profissionais composta por dois médicos, dois enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem, três condutores e quatro estagiários da área de saúde prestou assistência em cada uma das noites do evento.