Edvaldo inaugura escola no bairro América

Educação
27/03/2010 07h47
Início > Noticias > 41115

Uma grande festa com direito a pula-pula, piscina de bolinha, balões coloridos, palhaço, malabarista, pipoca e algodão doce, além de muita felicidade e uma homenagem carregada de emoção, marcou a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Fernando Guedes, no bairro América. A obra, aguardada ansiosamente pela comunidade por se tratar da primeira creche da região, foi entregue na noite dessa sexta-feira, 26, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, durante solenidade que contou com a participação do governador Marcelo Déda e de parentes e amigos do homenageado, o médico pediatra Fernando José Guedes Fontes, morto em julho de 2009 em um acidente de carro.

Equipada com três berçários com banheiras, lactário, cinco salas de aula com banheiros individuais, parquinho, cozinha, refeitório, lavanderia, área de serviço, depósito, duas salas multiuso, área de convivência, almoxarifado, vestiários e salas de coordenação, a escola tem 1.157 m² de área construída e é fruto de um investimento de R$ 1,2 milhão feito pela Prefeitura de Aracaju com recursos próprios, provenientes da arrecadação de impostos municipais, como o IPTU e o ISS. A unidade, que tem capacidade para atender 110 crianças com idade entre 0 e 3 anos, vai funcionar das 6 às 18 horas, resolvendo o problema dos pais trabalhadores que não tinham com quem deixar os filhos.

De acordo com a coordenadora geral da escola, Rosana Maria Amaral Fonseca, as atividades deverão ser iniciadas em meados de abril, assim que os educadores aprovados no último processo seletivo tomarem posse e forem capacitados. Serão 10 educadores, sendo dois por turma, além de dois coordenadores e cerca de 15 prestadores se serviços, que vão trabalhar na secretaria, na cozinha, no lactário e na limpeza da unidade de ensino. Segundo o prefeito, a creche vai mudar a vida das crianças, que terão um presente e um futuro melhores, e vai melhorar também a vida dos pais, que agora vão poder sair para trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos serão bem cuidados e terão educação de qualidade, alimentação, cuidados com a saúde, além de estímulos para seu desenvolvimento pleno.

Durante a inauguração, Edvaldo falou ainda da sua alegria em entregar à população uma obra que representa o atendimento de uma reivindicação histórica dos moradores do bairro América. "É um momento de grande satisfação para mim, como prefeito, porque sei que este é um sonho antigo da comunidade, um desejo de mais de 20 anos que finalmente está sendo atendido, logo no primeiro ano da minha administração. Essa escola que estamos entregando é de alto padrão e não fica devendo a nenhuma escola particular porque ela foi construída com muito esforço e carinho. O investimento foi alto, e tudo foi feito com recursos próprios, com o dinheiro dos impostos que o aracajuano paga e que está sendo revertido em benefícios para a própria população", destacou.

Para Déda, a escola tem a marca da filosofia de administração pública que vem sendo adotada nas esferas municipal, estadual e federal . "O povo merece o melhor que pudermos fazer. O padrão adotado em todas as obras vem melhorando sempre e é o mesmo em todos os bairros. Por isso, a praça do Jardins tem a mesma qualidade da praça construída no Bugio. Quero parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira por mais essa realização e parabenizar também os moradores, pois essa escola é fruto das reivindicações da comunidade, que merece esse presente por sua história de luta e resistência ", reforçou o governador.

Compromisso

Em seu discurso, Edvaldo lembrou a luta dos moradores do bairro América pela construção de uma creche na localidade. "Desde que fui vereador de Aracaju, lembro que os moradores pediam que a prefeitura construísse uma creche. Quando Déda se elegeu prefeito, ele lutou por essa obra, mas infelizmente não conseguiu atender essa reivindicação. Em 2006, quando ele saiu, e eu, na época vice-prefeito, assumi o comando da Prefeitura de Aracaju, ele disse que estava nas minhas mãos e me pediu que eu não esquecesse dos nossos compromissos. Portanto, essa creche representa o compromisso de todos nós com aqueles que mais precisam, com a educação e com a comunidade do bairro América", recordou.

O governador Marcelo Déda também lembrou o compromisso assumido na época em que ele era prefeito da capital. "Apesar de termos feito outras coisas aqui no bairro América, como o recapeamento de ruas, construção de praça, unidade de saúde, entre outras realizações, fiquei devendo a creche. Mas veio Edvaldo e fez. Na verdade, ele não fez exatamente o que tínhamos dito que faríamos. Ele fez mais, porque o projeto da creche que apresentamos em Brasília em busca de recursos não chegava à metade dessa escola. É por isso que é muito bom trabalhar ao lado de uma pessoa como Edvaldo", afirmou.

Agradecimentos

Durante a visita às instalações da escola, o prefeito recebeu elogios e agradecimentos. Muitas mães fizeram questão de cumprimentar Edvaldo e revelaram que a creche vai mudar suas vidas. A auxiliar de serviços gerais, Maria José de Souza, moradora do bairro América, lamentou não ter filhos pequenos. "Isso aqui é um sonho! Pena que meus filhos já estão grandinhos. Gostaria muito que eles tivessem a oportunidade de frequentar essa escolinha", disse.

A balconista desempregada Nadja de Jesus, 32 anos, mãe de trigêmeos de 1 ano e 8 meses, contou que já matriculou seus caçulas na creche e que agora poderá procurar emprego sem se preocupar. "É um alívio muito grande, uma maravilha! Estou muito feliz, assim como todo mundo aqui do bairro. Sou mãe de cinco e já deixei de trabalhar, inclusive recusei vários empregos, porque não tinha com quem deixar os menores. Agora não vou ter mais preocupação", comemorou.

Homenagem

Fernando José Guedes Fontes, que empresta seu nome à nova escolado bairro América, era pediatra, médico do trabalho e mestre em Ciências da Saúde. Sua trajetória foi marcada pela militância política estudantil e sindical. Foi presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Saúde do Estado de Sergipe.

O irmão do homenageado, o procurador de Justiça Paulo Guedes, e a viúva de Dr. Fernando Guedes, Ivana Fontes, participaram da solenidade de inauguração da unidade de ensino e, após o corte da fita e o descerramento da placa, agradeceram o gesto de reconhecimento e se disseram honrados. "Essa homenagem é mais do que merecida porque Fernando foi um homem que se distinguiu por sua generosidade, inteligência, carisma e pela paixão com que abraçou seus ideais. Homem ligado e dedicado à infância, foi pediatra, defensor da saúde e da educação públicas. Essa escola, que não deixa nada a dever às unidades de ensino privadas, está à altura dele e dos seus sonhos. Aqui as crianças vão receber cuidados que irão livra-las da desnutrição e do esquecimento", falou o irmão do homenageado.

Projeto

A nova creche tem janelas e corredores amplos para facilitar a ventilação e a circulação, gramado na parte externa, elementos lúdicos em todos os ambientes, além de espaços reservados para a realização de confraternizações, eventos e reuniões. A segurança também é um item de destaque. Todo o prédio é murado e em breve será instalada cerca elétrica para evitar arrombamentos e furtos. O projeto priorizou ainda a acessibilidade. As três entradas da escola contam com rampas para cadeirantes. Além disso, a escola foi equipada com piso tátil, barras, portas maiores que as tradicionais e banheiros adaptados.

Segundo o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, a unidade tem uma estrutura diferenciada. "É uma obra exemplar, tanto do ponto de vista da estrutura física, que facilita a convivência entre crianças e educadores, quanto do ponto de vista social, pois essa escola vai atender famílias de trabalhadores que precisam de um espaço adequado para deixar seus filhos com tranquilidade, conforto e segurança", falou.

"Toda creche tem que ter um espaço maior e equipamentos específicos. Por isso o investimento é alto. Em cada sala ficam somente de 12 a 15 crianças para que os educadores possam dar toda a atenção de que elas necessitam", explicou a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

Presenças

Também participaram da inauguração a empresária Danusa Silva; o deputado federal Jackson Barreto; a presidente do diretório estadual do PCdoB, Tânia Soares; os vereadores Emmanuel Nascimento (presidente da Câmara Municipal), Chico Buchinho, Dr. Gonzaga, Fábio Mitidieri, Ivaldo José e Valdir Santos; a yalorixá Mãe Marizete, moradora do bairro; o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) em Sergipe, Edval Goes; além de secretários municipais e lideranças comunitárias.