Silvio participa do aniversário de 40 anos do TCE

Agência Aracaju de Notícias
29/03/2010 16h04
Início > Notícias > Silvio participa do aniversário de 40 anos do TCE

Representando o prefeito Edvaldo Nogueira, que está em Brasília, o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, prestigiou nesta segunda-feira, dia 29, a solenidade que marcou o aniversário de 40 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Foram realizadas na sede do órgão várias atividades comemorativas, com a participação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Ubiratan Aguiar, além de todo o colegiado da Corte de Contas e diversas autoridades sergipanas.

Para o vice-prefeito de Aracaju, as comemorações em torno do aniversário do TCE são mais do que justas, considerando o que o órgão representa para a sociedade sergipana. "O TCE cumpre um papel muito importante para o conjunto da administração pública. Ele fiscaliza os órgãos e trata o erário público com o máximo de zelo", afirmou Silvio Santos.

Durante a manhã, foi apresentado um documentário sobre a história do Tribunal de Contas, com informações a respeito dos primeiros conselheiros e do funcionamento do órgão em diferentes épocas e conjunturas políticas e econômicas. Além disso, os convidados e participantes puderam conferir uma exposição de fotos e documentos históricos do tribunal.

Durante palestra, o ministro Ubiratan falou sobre a importância dos meios de comunicação para órgãos fiscalizadores como os Tribunais de Contas. "O Brasil é imenso e, por isso, o Tribunal de Contas tem muitos órgãos para fiscalizar. Precisamos da sociedade para exercer o controle, pois todos têm que cumprir seu papel de cidadão e denunciar. Dessa forma, instrumentos como a rádio web, revistas e outros meios de comunicação são fundamentais para aproximar os órgãos da sociedade", afirmou o ministro.

Para o presidente do TCE, Reinaldo Moura, o momento é de traçar novos rumos. "Toda instituição que alcança 40 anos deve refletir cada vez mais sobre sua história, confirmando o processo contínuo de evolução. O importante é continuarmos atuando de forma pedagógica, assumindo suas intransferíveis responsabilidades", disse Reinaldo.

Homenagens

Além de palestras, exibição de documentário e exposição de fotos e documentos, também foi realizada a entrega de medalhas para servidores e personalidades que contribuíram com os serviços prestados pelo órgão. O coronel José Lúcio Ramos Prudente falou em nome de todos os homenageados.

"Ainda criança, pude acompanhar a iniciativa de Lourival Baptista em instituir esse fabuloso órgão e até mesmo cheguei a estreitar laços com a família dele. É por isso que hoje digo com orgulho que cada um dos homenageados aqui presentes colocou seus esforços em prol do órgão", afirmou o coronel.

Também foram lançados o livro ‘Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, 40 anos de história', de autoria do historiador Luiz Antônio Barreto, e o CD do coral ‘Contas em Cantos'.

Programação

A programação terá continuidade no dia 16 de abril, com a inauguração da praça que está sendo construída no entorno do Tribunal. No mesmo dia, acontecerá uma conferência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres de Britto.