PMA participa do Procon Itinerante no Bugio

Saúde
04/05/2010 18h18
Início > Notícias > PMA participa do Procon Itinerante no Bugio

A chuva desta terça-feira, 4, não atrapalhou as ações de intensificação em saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas, no bairro Bugio, zona norte de Aracaju. A atividade fez parte da programação do Procon Itinerante, que objetiva levar cidadania e saúde aos cidadãos. A iniciativa é da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Secretária de Saúde de Aracaju e a Associação de Moradores do Bugio.

As ações voltadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde atenderam cerca de 500 pessoas. Das 7 às 17 horas, homens, mulheres, crianças, idosos, jovens e doentes crônicos tiveram acesso a palestras, apresentação de teatro, exames e atividades educativas. Entre os procedimentos ofertados, destaque para exames ginecológicos de prevenção ao câncer do colo do útero (papanicolau), exame das mamas, pressão arterial, glicemia, além de escovação com distribuição de kits de higiene bucal, vacinação contra o vírus H1N1 e salão de beleza.

"A ação é importante por possibilitar a busca ativa do público-alvo de uma forma dinâmica, não esperando que estas pessoas procurem a Unidade de Saúde, mas indo ao encontro delas. Essa interação com o Procon, a Defensoria Pública e a Associação de Moradores do bairro nos proporciona um maior alcance neste sentido", afirma a gerente da USF Lauro Dantas, Railena Macedo Vilanova.

Para a diretora do Procon, Maria Gilza Brito Santos, a 2ª edição do Procon Itinerante, além da promoção da cidadania, contribui para conscientização de outros direitos. "Os direitos básicos à saúde, segurança, educação fazem parte deste projeto. Também lançamos em primeira mão para o grupo de idosos desta Unidade de Saúde o canal 'TV Procon', com um filme sobre os direitos de consumo e a melhor forma de utilização da água", pontuou.


Prevenção

A dona de casa Beatriz Silva, 47 anos, aproveitou a oportunidade para colocar em dia os cuidados com a saúde. "Fiz exame de lâmina, diabetes e pela primeira vez na vida fiz o exame das mamas. Quero saber se está tudo bem com os meus seios", disse satisfeita a moradora do Bugio.

Para a médica do Programa Saúde da Família da USF Lauro Dantas, Roseane Oliveira da Silva, que realizou o exame das mamas da dona de casa, um dos maiores benefícios da ação de hoje é a disseminação de informações. "A informação é importante porque através dela passamos a orientar a população para o auto-cuidado e a reflexão de que saúde começa pela prevenção das doenças", destacou.