A população do bairro Santa Maria, na zona sul de Aracaju, teve um sábado diferente. Durante todo o dia foram oferecidos serviços para o cidadão aracajuano, através do ‘Sergipe de Todos'. O projeto, realizado pelo Governo do Estado, contou nesta edição com a parceria da Prefeitura de Aracaju, através de várias secretarias municipais.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou do evento, que ele acredita ser de fundamental importância para a população. "Essa é uma iniciativa maravilhosa, que acontece pela primeira vez em um bairro de Aracaju. Escolhemos o Santa Maria por ser um bairro onde, apesar de todos os investimentos e esforços que já fizemos, ainda há muita coisa a ser feita", declarou.
Logo no início da manhã, o prefeito visitou a Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, onde estavam sendo realizadas ações do programa Bem Mulher. Em seguida, ele se dirigiu para as proximidades do Centro Educacional Vitória de Santa Maria, onde foram montados estandes de diversas secretarias municipais e órgãos estaduais.
Depois de conferir a ampla gama de serviços oferecidos à população, Edvaldo avaliou o evento como bastante positivo. "Está sendo um dia maravilhoso e eu faço questão de agradecer ao Governo do Estado, nas pessoas do governador Marcelo Déda e da primeira-dama, Eliane Aquino, por estarmos juntos fazendo essa parceria, que na verdade sempre existiu, desde que eu cheguei à Prefeitura de Aracaju e Déda ao Governo de Sergipe". Ele acrescentou que essa união de esforços continuará existindo, sempre com o intuito de melhorar a vida das pessoas.
Meio ambiente
Várias foram as atividades promovidas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da realização de oficinas ao plantio de árvores. A empresa, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), levou para o ‘Sergipe de Todos' ações como a oficina de confecção de brinquedos a partir de material reciclado, o mutirão de limpeza contra a dengue e o de limpeza de canais.
"Essas atividades pretendem chamar a atenção da população para os problemas relacionados ao meio ambiente em que a gente vive e que nossos filhos irão viver. Buscamos estimular o sentimento do cuidado, da preservação, da preocupação com o hoje, de olho no amanhã", afirmou Lucimara Passos, presidente da Emsurb.
Uma das ações realizadas durante o evento foi o projeto ‘Plantando Cidadania', que promoveu o plantio inicial de 50 mudas de árvores das espécies jambo, craibeira, flamboyant, neen indiana, felício e tamboril. Outra importante atividade foi a oficina de compostagem, realizada em parceria com a empresa Torre. Considerada um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica em adubo, a compostagem transforma estrume, folhas, papel e restos de comida em um material semelhante ao solo.
Segundo a presidente da Emsurb, na unidade de compostagem, projeto piloto que está sendo desenvolvido no aterro do Santa Maria, o lixo é transformado em adubo. "Além de transformar o que seria descartado, estamos informando as pessoas e estimulando o plantio de árvores", declarou Lucimara.
Para Raimundo Cavalcanti, funcionário da Torre em Salvador que veio a Aracaju especialmente para implantar a unidade de compostagem do Santa Maria, a Emsurb está promovendo ações tendo em vista o futuro. "O objetivo fundamental desse projeto é diminuir o quantitativo de adubos químicos, que seriam transformados em gases como o metano, e, em seguida, liberados para a atmosfera", explicou.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também teve participação marcante no ‘Sergipe de Todos', oferecendo serviços como a escovação orientada e ações de prevenção ao câncer de boca, através do Programa de Saúde Bucal. Por meio do Programa de Saúde do Adulto, foi aferida a pressão arterial e realizados diagnósticos de hipertensos e diabéticos, com testes de glicemia.
A Vigilância Epidemiológica vacinou mulheres e crianças contra a H1N1 e a equipe de DST/Aids e da Ouvidoria levou informações à população local. Durante o evento, foi realizado um animado mutirão de combate à dengue. Já na Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, a equipe do Programa Bem Mulher promoveu ações de prevenção ao câncer do colo do útero e realizou oficinas sobre cuidados com o corpo, DST/Aids e planejamento familiar.
A pensionista Maria do Socorro Araújo fez questão de aproveitar a oportunidade para cuidar da saúde. "Estou aqui para fazer exame de lâmina, teste de glicemia e aprender a escovar os dentes corretamente. É muito bom ter todos esses serviços em um só lugar", disse. Já o pintor Francisco de Assis foi ao local para fazer exames e ver se possui diabetes. "A gente precisa aproveitar essa oportunidade, em que é possível utilizar serviços de saúde de forma rápida, com menos filas e burocracia", afirmou ele.
Presente no evento, o secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone, ressaltou que o ‘Sergipe de Todos' é um projeto fundamental, por reavivar nas pessoas a noção de cidadania. "Isso porque as pessoas encontram, em um mesmo local, vários serviços públicos reunidos, e assim se dão conta de que eles existem com o objetivo único de servir à população, pois a função do poder público é assistir a sociedade", argumentou o secretário.
Assistência social
Somando esforços com as demais secretarias municipais, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) também participou de forma efetiva do ‘Sergipe de Todos'. Esteve presente no local uma equipe do Programa Bolsa Família, realizando cadastramentos e tirando dúvidas relacionadas ao benefício.
Além disso, também foram fornecidas informações sobre o auxílio-moradia de R$ 300 mensais, disponibilizado pela PMA para custear aluguéis temporários às famílias que ficaram desabrigadas em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, esse serviço é especialmente importante porque é justamente no Santa Maria que se concentra a maior parcela da população que tem direito a esse auxílio. "Isso porque o bairro Santa Maria foi o mais atingido pelas chuvas que acometeram a cidade de Aracaju no último mês", contou.
Rosária enfatizou que a realização do ‘Sergipe de Todos' em Aracaju é muito importante, principalmente pelo fato do Santa Maria ser o bairro de mais alta vulnerabilidade social da cidade. "É imprescindível reunir uma ampla gama de serviços e oferecê-los em um só dia e local, fazendo com que a população tenha acesso a todos os seus direitos, como saúde, assistência social, educação, esporte, lazer e documentação, que é o primeiro instrumento para que a pessoa se sinta cidadã", destacou.