O comércio de bebidas, alimentos e vestuários no Forró Caju tem sua organização garantida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Diariamente são 115 fiscais, 27 supervisores, oito eletricistas e oito coordenadores que circulam no grande arraial, montado na praça dos mercados. Para melhor atender às demandas da fiscalização, foi montado um ponto de apoio, onde são concentradas as saídas das equipes e os materiais apreendidos.
"A estrutura é praticamente a mesma dos anos anteriores. A experiência da Prefeitura na organização de grandes festas é uma garantia para manter o sucesso do Forró Caju. O trabalho de fiscalização é importante para oferecer ao público comodidade e facilidade no consumo de produtos e serviços disponíveis na festa", destaca a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.
Diariamente as equipes de fiscais circulam pela área da festa e são distribuídas nas sete entradas do evento, evitando que as pessoas entrem com garrafas de vidro e bebidas que não sejam dos patrocinadores oficiais. A venda de bebidas para menores de 18 anos também está sendo coibida através da fiscalização. "Contamos com o apoio do Ministério Público, do Juizado Especial e do Conselho Tutelar para inibir esse tipo de prática", registra o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Antônio Carlos.
Sorteio
Para comercializar no Forró Caju, a Emsurb sorteou 115 vagas, sendo as vagas destinadas para lanches, box de bebidas, capetas, towner de lanches, baleiro/cigarro, pipoca, milho verde e venda de chapéu. A Emsurb forneceu aos permissionários, assim chamados os vendedores autorizados e sorteados, um kit de identificação para facilitar o trabalho da fiscalização. "Os permissionários possuem camisas, adesivos e crachás. Essa é uma forma de permitir a identificação e impedir a atuação de comerciantes não cadastrados e não sorteados", acrescenta Antônio Carlos.
"O objetivo da fiscalização é evitar a entrada de vendedores ambulantes ou instalação de barracas extras, que prejudicariam o frequentador, na medida em que reduziriam seu espaço de passagem. Toda a organização e segurança do comércio estão sendo vistoriadas pela Emsurb", destaca o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento.