Mudas de árvores são plantadas em diversos pontos da cidade

Serviços Urbanos
02/07/2010 09h45
Início > Noticias > 42334

Com o objetivo de plantar mais mudas de árvores na cidade, a Prefeitura de Aracaju executa essa semana o projeto Plantando Cidadania nas avenidas: Osvaldo Aranha, Delmiro Gouveia, Desembargador Maynard, Marechal Rondon, Tancredo Neves, do Matadouro e São Paulo; canal do Conjunto Dom Pedro; e praça Missionária Zilda Arns.

Desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o projeto agrega a melhoria do meio ambiente com a cidadania. "Não é só melhorar, mas cuidar do meio ambiente. Como são apenas mudas de árvores em desenvolvimento, colocamos cachepôs em cada espécie para amenizar os impactos externos que possam vir a causar. É por isso que esse projeto exige a participação ativa da comunidade", conta a presidente do órgão, Lucimara Passos, sobre o vandalismo que algumas mudas passam.

Estão sendo plantadas mudas de 13 espécies, entre frutíferas, nativas da Mata Atlântica e exóticas adaptadas à região: neen indiana, cajueiro, flamboyant, aroeira, angico vermelho, mulungu, pitanga, jambo, oiti, amendoeira, ipê roxo, craibeira e casuarina. "Somente essa semana, fizemos o plantio de 854 mudas de árvores", informa Vitor de Silva Melo, engenheiro agrônomo da Emsurb.

A atuação da Prefeitura de Aracaju no local é feita por meio de uma avaliação prévia que, além de observar o solo, também avalia o clima. "Estamos aproveitando esse período de chuva para intensificar o plantio, pois nessa primeira etapa as mudas precisam de água todos os dias", explica Vitor.     

Plantando Cidadania

Com a meta de plantar 30 mil mudas de árvores este ano, o Projeto Plantando Cidadania tem como objetivo melhorar o microclima de Aracaju, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças,  embelezar a cidade e garantir alimentação à avifauna urbana. Tudo isso através do plantio de árvores de norte a sul da capital, em logradouros públicos, ciclovias, praças, canteiros, prédios públicos e outros espaços.

No lançamento da meta deste ano, o prefeito Edvaldo Nogueira fez um alerta sobre a necessidade da população cuidar das árvores que estão sendo plantadas na cidade ao longo do ano. "É fundamental que a comunidade participe ajudando a manter e não destruindo as plantas. No ano passado, quase 60% do que foi plantado foi arrancado", revelou o prefeito.