Teve início nesta terça-feira, 10, a XIV Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), evento organizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). As atividades, que envolvem palestras e orientações sobre segurança do trabalho, estão sendo realizadas no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e seguem até a próxima sexta-feira, 13.
O vice-presidente da Emsurb, Fábio José da Silva, fez a abertura do evento e destacou as ações e os investimentos públicos na melhoria da segurança dos trabalhadores. "Este ano, serão quatro dias de discussões, debates, ensinamentos e orientações sobre o uso do equipamento de proteção individual, comportamento no ambiente de trabalho, saúde e relacionamento com os demais colegas. A Sipat é um evento importante, pois valoriza o servidor", destacou.
A palestra de abertura foi proferida por Fábio Aparecido Souza Pereira, técnico em segurança do trabalho, que abordou o tema ‘Importância dos EPI´s e do Fardamento'. "Os Equipamentos de Proteção Individual são hoje uma realidade dentro das empresas que prestam um serviço de qualidade e oferecem o melhor para o seu funcionário. Sabemos que os equipamentos de segurança não evitam totalmente os acidentes, mas, com certeza, deixam o trabalhador mais confortável e dimunuem a gravidade dos acidentes caso aconteça algo", disse.
Entre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) estão luvas, capacetes, protetor auditivo, óculos, fardamento, calçado, protetor facial e cinto de segurança. "Cada equipamento desse tem seu uso de acordo com as especificações do trabalho exercido pelo funcionário. Ao manejar material pesado, por exemplo, é preciso usar capacete. O contato com produtos químicos ou lixo torna necessário o uso de luva e bota", esclareceu Fábio Aparecido.
Segundo ele, toda empresa precisa ter uma percepção de risco e isso é fundamental para garantir a saúde e a integridade física do trabalhador. "Quando passamos a informação sobre a necessidade de usar os equipamentos de segurança é porque queremos que o trabalhador fique bem, que ele volte pra casa com tranquilidade e saúde. A preocupação é de todos", enfatizou.
Palestras
Na próxima quarta-feira, 11, acontecerá a palestra ‘Prevenção de Acidentes do Trabalho', com o técnico em segurança do trabalho Robson Santos Pereira. No mesmo dia também haverá sorteio de brindes para os participantes. Já na quinta-feira, 12, serão ministradas palestras com os temas ‘Relações Humanas' e ‘Prevenção de Doenças da Coluna Vertebral'. O último dia será marcado pela apresentação de uma peça teatral sobre a ‘Saúde do Homem' e uma palestra de ‘Prevenção de Câncer de Próstata', realizadas com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).