Repórter fotográfico da PMA participa do Conversando Fotografia

Comunicação Social
09/09/2010 09h21
Início > Notícias > Repórter fotográfico da PMA participa do Conversando Fotografia

Nesta quinta-feira, 9, às 19h, o repórter fotográfico Jorge Henrique, que integra a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Aracaju (Secom), leva toda a sua bagagem de conhecimentos e experiências para o encontro 'Conversando Fotografia', promovido pelo Coletivo Trotamundos. A conversa acontece no Espaço Emes e a entrada é gratuita. A proposta é que o convidado e o público possam trocar ideias e compartilhar saberes.

Na oportunidade, Jorge Henrique vai falar, entre outros assuntos, sobre sua experiência na cobertura fotográfica da Copa do Mundo deste ano. Conciliando seus projetos, Jorginho, como é conhecido entre os colegas de trabalho, viajou à África pelo Jornal da Cidade. A viagem durou 42 dias e o resultado pode ser conferido na exposição ‘Flagrantes de uma Nação', em cartaz no espaço cultural do Colégio Amadeus.

"Vou levar as fotos da Copa e alguns recortes de jornal de quando comecei", conta Jorginho, que comemora quase 11 anos de clicks. Segundo ele, o trabalho para a imprensa exige muita agilidade para não deixar de registrar o fato, mas em alguns momentos o que mais importa é a plástica dos assuntos fotografados.

De acordo com o fotógrafo Marcelinho Hora, um dos fundadores do Coletivo Trotamundos, nesse encontro Jorginho se colocará para a cadeia produtiva e poderá receber o feedback do seu trabalho.

Trotamundos

O Trotamundos completou um ano no início de 2010. Desde a sua criação, o coletivo vem promovendo exposições, oficinas, debates e análises da fotografia em Sergipe. De acordo com Marcelinho Hora, o coletivo surgiu da necessidade de diminuir o isolamento em que se encontram alguns fotógrafos atualmente. "Depois de um ano sentimos a necessidade de ter mais pessoas dentro do projeto e para daí, no futuro, formar a Rede Sergipana de Fotografia", afirma Marcelinho.

A ideia é aproximar tanto o pessoal que já trabalha na área quanto quem está chegando e quer aprender ou dar sua contribuição. O gabarito para executar essas propostas vem da vivência e produção cotidiana de Marcelinho Hora, Zak Moreira e Alejandro Zambrana - este último também integrante da equipe da Secom -, bem como dos demais membros do Trotamundos. "A gente está levantando uma bandeira, mas não é mártir de nada. Acreditamos que a partir do momento que nos colocamos, outras pessoas também irão se posicionar", diz Marcelinho.