Olaria terá maior unidade de ensino da zona norte

Infraestrutura
13/09/2010 09h00
Início > Notícias > Olaria terá maior unidade de ensino da zona norte

Com o intuito de oferecer à população ensino de qualidade, reafirmando o compromisso com a educação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está reformando e ampliando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro Olaria, zona norte da capital.

Considerada um dos maiores projetos realizados na área da educação, a obra segue em ritmo acelerado. A iniciativa representa um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões em recursos próprios do município. Segundo o engenheiro da Emurb, Geraldo Santana, o andamento do serviço já corresponde a 65% do total do projeto. "Todo o trabalho estrutural da ampliação já ficou pronto, restando apenas o complemento da estrutura que existia", conta.

Atualmente 40 profissionais trabalham de segunda a sábado com o objetivo de adiantar as obras. "O período chuvoso retardou um pouco o andamento dos serviços. Além disso, o lençol freático é muito alto, o que estava dificultando a execução dos serviços. Diariamente é feito o esgotamento da água encontrada no solo com bombas submersas e ainda a retirada da lama nos locais onde estão sendo construídas as duas últimas sapatas", detalha.

Agilidade

Duas outras equipes executam a finalização dos blocos de salas, bem como preparam a estrutura para a cobertura. "Na próxima semana será feito o reboco das salas e a instalação do madeiramento para posteriormente ser colocado o telhado", explica o engenheiro. Ele acrescenta que nos próximos dias outras áreas serão concluídas. "Como os pilares já foram implantados, na próxima semana será a vez da cobertura do ginásio ser instalada e, em seguida, concluído o acabamento das arquibancadas", explica.

Marco

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, o projeto de reforma e ampliação da Emef Dom Avelar Brandão Vilela é um marco da administração municipal. "A imponência da unidade de ensino não está somente nos seus 5.461,43 m² de espaço físico, mas também na quantidade de alunos contemplados. Centenas de pais e alunos dos bairros Olaria, Jardim Centenário, José Conrado de Araújo e do conjunto São Carlos serão beneficiados com as melhorias da unidade de ensino", destaca.