Na manhã desta segunda-feira, 13, alunos da 6° série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Juscelino Kubitschek participaram da exposição sobre o humorista, artista, escritor e compositor brasileiro Chico Anysio. A iniciativa faz parte do projeto ‘É mentira, Chico?', idealizado pela professora de português Suzana Calado, com o objetivo de despertar nos meninos e meninas o interesse pela arte e cultura nacional.
Segundo Suzana, esse novo trabalho surgiu do livro ‘É mentira, Chico?', de autoria do escritor e cartunista Ziraldo, que mostra, por meio de textos e caricaturas, a história dos personagens criados por Chico Anysio. Além de apreciar as caricaturas e biografias do artista, os alunos também assistiram ao vídeo ‘Chico Especial', através do qual conheceram histórias de personagens, como Azambuja, Painho e Pantaleão.
"O projeto idealizado pela professora Suzana tende a aproximar a juventude da irreverência do grande Chico Anysio, que fez e faz a alegria de muitos brasileiros. No decorrer das atividades, a curiosidade pela arte da caricatura e da representação teatral se transforma em conhecimentos", ressaltou o professor de história da unidade escolar, Lourenço Souza.
A aluna da 6° série Brenda Ketlyn Vieira já conhecia o personagem Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, e se sentiu presenteada ao conhecer antigos personagens de Chico Anysio. "Conhecendo um pouco mais sobre esse grande artista nacional, através de biografias e vídeos, me interessei pelas caricaturas, que estimularam meu desejo de produzir desenhos de outros personagens", declarou Ketlyn.
Projeto
‘É mentira, Chico?' teve início no dia 3 de setembro e deverá prosseguir até o próximo dia 30 com a exposição que ficará durante toda a semana no miniauditório da Emef. Presidente Juscelino Kubitschek. "Os professores podem colocar em prática todo o conhecimento absorvido pelos alunos, através de dramatizações e desenhos. Servirá como estímulo para que conheçam diferentes obras e que coloquem em prática a aprendizagem", concluiu a professora.