Crianças carentes expõem pinturas no Mirante da 13 de Julho

Funcaju
01/10/2010 09h01
Início > Noticias > 43296

Teve início na noite dessa quinta-feira, 30, no Mirante da Praia 13 de Julho, a primeira exposição de peças produzidas por crianças assistidas pelo Lar Assistencial Cristo Consolador. A coletiva é resultado de um projeto de oficinas de arte junto à instituição, iniciado há cinco meses pela Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju (AAPLASA).

São ao todo 80 telas, pintadas por crianças que têm entre 4 e 14 anos. Elas ficarão expostas até o próximo dia 13, junto a algumas peças produzidas por artistas associados à AAPLASA que as doaram à instituição que atende meninos e meninas carentes do bairro Farolândia. Todas as obras em exposição também estarão a venda e toda a renda alcançada será integralmente revertida ao Lar Assistencial Cristo Redendor.

Além de exposições de seus membros, a associação, fundada há mais de um ano, realiza também oficinas de artes voltadas principalmente para estudantes de escolas públicas da capital. A iniciativa funciona como uma forma de colaborar com a descoberta de novos talentos, principalmente nos bairros mais carentes. Com esse propósito foram iniciadas as oficinas no Lar Assistencial Cristo Consolador, que são ministradas todos os sábados pelo artista plástico Chiko Só.

Filantropia

Segundo Cândida Bispo, conselheira da AAPLASA, a filantropia é uma das mais importantes bases de atuação da associação. “Nosso objetivo é promover a arte e fazê-la chegar nos mais diversos espaços, principalmente, através de uma juventude rica de potencial, nas comunidades carentes de Aracaju. E o resultado é gratificante", diz a artista plástica. “Nós víamos muitas crianças rebeldes no início do projeto, hoje elas estão mais comportadas e cada vez  mais envolvidas”, afirma.

Cândica diz ainda que, além das aulas, o objetivo era fazer com que os alunos se sentissem inseridos no contexto artístico local e por isso a exposição foi montada. “Na verdade eles merecem expor também porque as telas ficaram muito bonitas. As peças que selecionamos para compor a mostra ilustram muito bem que a falta de conhecimento técnico não comprometeu a qualidade da obras apresentadas.”

O coordenador de eventos da AAPLASA, Valter Santos, conta que a pouca idade também não comprometeu o interesse das crianças. “As oficinas acontecem das 8h às 11h30, mas alguns alunos às 6h da manhã já esperam pelo início das aulas. A gente pôde notar como eles foram se interessando cada vez mais, afinal, as aulas funcionam como uma maneira de externar tudo aquilo vem de dentro e, muitas vezes, por serem carentes da atenção de suas famílias, eles não têm como expressar”, resume.

Visitação

Mantido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), o Mirante da 13 de Julho funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 15h. Mais informações pelo telefone 3179-2192. Para conhecer melhor o trabalho da APPLASA visite o site: http://www.aaplasa.com.