Dia do Idoso é festejado nas Unidades de Saúde

Saúde
01/10/2010 11h45
Início > Notícias > Dia do Idoso é festejado nas Unidades de Saúde

Hoje é o Dia Nacional do Idoso, mas na capital sergipana as comemorações começaram no início da semana. A Prefeitura de Aracaju preparou uma extensa programação, com direito a passeios, visita ao cinema, palestras e outras atividades direcionadas às pessoas da terceira idade atendidas nas Unidades de Saúde da Família (USF). A melhoria dos indicadores de longevidade no Brasil é o que mais se tem a comemorar nessa data.

Na manhã desta sexta, a USF Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, promoveu um dia de beleza para aproximadamente 60 idosas. Foram oferecidos café da manhã, sessão de alongamento, serviços de cabeleireiro, manicure, pedicure, maquiagem, design de sobrancelha e outros tratamentos de beleza.

"Nossas meninas também protagonizaram um show de talentos e contaram histórias sobre a experiência de vida delas e também sobre o nascimento do bairro Lamarão", disse a assistente social da USF Carlos Fernandes de Melo, Denise Ludovice Melo.

Depois de refazer as sobrancelhas, Dona Maria de Lourdes, 67, ainda pretendia pintar as unhas e fazer maquiagem. Todo o cuidado com a aparência teve dois motivos especiais. "O mês que passou foi especial para mim porque fiz aniversário e também quero ficar bonita para votar neste domingo", contou a aposentada.

Prestes a entrar na turma da melhor idade, Dona Sônia Maria dos Santos, 59, fez questão de aproveitar os serviços ofertados pela unidade no Dia do Idoso. "É uma maravilha termos um dia assim. Já participo das ações de saúde promovidas aqui pela unidade, faço caminhada, mas hoje, sem dúvida, é um dia especial", disse.

Outras comemorações

O Dia Nacional do Idoso também foi festejado nas USF José Augusto Barreto e Fernando Sampaio, localizadas nos bairros Japãozinho e Conjunto Castelo Branco, respectivamente. Os idosos assistidos por essas unidades participaram de palestras, café da manhã e realizaram apresentações de teatro e coral.

Longevidade

A população brasileira está envelhecendo cada vez mais. De acordo com dados preliminares do Censo 2010, divulgados pelo IBGE, a população idosa no Brasil aumentou consideravelmente na última década. Em 1999, o número de idosos no país (a partir de 60 anos de idade) era de 14,8 milhões, e em 2009, esse número passou para 21,7 milhões. Em contrapartida, o crescimento da população jovem (até 19 anos) teve seu crescimento interrompido.

A tendência do envelhecimento da população revela dados ainda mais importantes. O relatório aponta que a população de pessoas acima de 70 anos era de 6,4 milhões. Já em 2009, o índice pulou para 9,7 milhões de pessoas. O número de centenários também cresceu. Com cerca de 80% da população já recenseada, as pessoas com mais de 100 anos já somam 17.615 no Censo 2010 diante das 14 mil do Censo 2000.

Alimentação saudável, prática de exercícios físicos e maior convívio social são fatores que têm contribuído para a longevidade das pessoas da terceira idade no Brasil. Portanto, se cuidar e ser feliz são os caminhos para viver cada vez mais e com qualidade de vida.