Saúde da criança é prioridade da PMA

Saúde
08/10/2010 13h58
Início > Noticias > 43411

Reduzir a mortalidade infantil é a principal meta do Programa Saúde da Criança, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Através do programa, são garantidos os cuidados e a prevenção à saúde a toda criança nascida no município, desde o início da gravidez da mãe, passando pela primeira fase da infância e chegando até os 19 anos.

"Nós fazemos o acompanhamento de todas as fases do bebê em gestação, através de ações garantidas pelas equipes de Saúde da Família nas 43 unidades de saúde da capital", afirma a coordenadora do programa, Acácia Seixas. Ela conta que há também o incentivo ao aleitamento materno, junto à Rede Amamenta, uma estratégia brasileira de promoção, proteção e apoio à amamentação na Atenção Básica.

Segundo ela, assim que a criança nasce ela é incluída no programa Primeiras Ações de Saúde e Cidadania (Pasc), em funcionamento em todas as maternidades públicas e privadas de Aracaju. Através da iniciativa, são garantidos a aplicação de vacinas, o incentivo ao aleitamento materno, a entrega da Caderneta da Criança, além da orientação sobre o registro civil de nascimento e encaminhamento para realização do teste do pezinho.

Programas

Outra importante ação da SMS direcionada à saúde infantil é o Programa de Alergia Alimentar, que tem como objetivo identificar se uma criança possui alergia ao leite materno ou de vaca. "Nesses casos, a PMA fornece, gratuitamente, fórmulas hidrolisadas", garante Acácia.

Além disso, logo no início do acompanhamento da criança, se for diagnosticada alguma patologia, ela é direcionada para o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca). "Lá nós temos cardiologistas, endocrinologistas, terapeutas, psicólogos, psiquiatras, todas as especialidades necessárias para garantir a saúde da criança", conta a coordenadora.

Há, ainda, o Programa Saúde na Escola, através do qual são realizadas palestras informativas sobre conceitos relacionados à prevenção de saúde para crianças e adolescentes e treinamento de professores e diretores. "Agora, estendemos esse trabalho para creches e abrigos, inclusive com o acompanhamento do Ministério Público, realizando ações que norteiam a saúde infantil", declara.

Avanços

Em 2006, a taxa de mortalidade infantil no município de Aracaju era de 20 crianças por mil nascidos vivos. Através das ações empreendidas pela prefeitura, por meio da SMS, esse índice foi reduzido para 16,5%, em 2007, e tem sido mantido nos dois últimos anos. "Reduzir a mortalidade infantil é a nossa prioridade e todos os nossos programas têm esse aspecto como norte, desde o estímulo ao aleitamento materno até a prevenção e combate às doenças relacionadas à criança", diz Acácia.

Uma importante ação empreendida recentemente pelo Programa Saúde da Criança é o combate à obesidade infantil. "Crianças obesas têm três vezes mais chances de serem hipertensa na fase adulta", esclarece ela. Outra iniciativa da SMS é a realização da triagem auditiva neonatal, mais conhecida como teste da orelhinha.

A coordenadora conta, ainda, que há pouco tempo têm sido realizadas, através do programa, palestras de orientação sobre sexualidade infantil em estabelecimentos de ensino da capital. "Hoje a criança que nasce em Aracaju é muito melhor assistida e orientada pela prefeitura, por meio do Programa Saúde da Criança", assegura Acácia.