A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensificou nesta terça-feira, 16, o trabalho de limpeza no Parque Ecológico Tramanday, localizado no bairro Jardins. As equipes entraram na área do manguezal para a retirada manual do lixo acumulado. Também foi utilizado o Sistema de Barragem Móvel, uma técnica para a limpeza de canais.
"Esse trabalho é importante para garantir a preservação do Parque Tramanday. As equipes estão atuando na retirada do lixo nas áreas externa e interna e também estamos realizando uma limpeza do canal para impedir o acúmulo de resíduos. A prefeitura está utilizando todos os recursos necessários para manter o manguezal preservado", enfatizou a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.
Na área interna do Parque Ecológico foram encontrados pneus, garrafas pet, pedaços de madeira, entulho, objetos plásticos e de vidro. "O que é necessário é o apoio da população para que o lixo não seja jogado no manguezal. É preciso que haja consciência ambiental e que a comunidade ajude a preservar aquela área, contribuindo assim com o trabalho do poder público", disse o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes.
A limpeza do Tramanday conta com duas equipes, sendo cada uma composta por 12 agentes, apoiadas por duas caçambas. "Além da retirada do lixo, estamos fazendo canais secundários para o escoamento da água e a irrigação de todo a área", informou Roberto. A limpeza faz parte de um plano de ação que acontece desde a última sexta-feira.
Limpeza do canal
Paralelamente à retirada manual do lixo na área do Parque Ecológico Tramanday, a Emsurb também está executando a limpeza do canal que passa pela região. "Estamos utilizando o Sistema de Barragem Móvel, que consiste na retenção da água através da utilização de uma lona colocada em um determinado ponto do canal, para depois ser recolhido todo o material retido", detalhou o gerente de Limpeza Urbana, Roberto Gomes.
Considerado inovador e vantajoso, o Sistema de Barragem Móvel utiliza equipamentos simples montados em uma estrutura metálica, em conjunto com uma peça de lona que represa toda a água, uma máquina para bombeamento da água e uma tela que serve para reter o lixo arrastado pela correnteza gerada após abertura da lona.
"Essa técnica é sempre utilizada em canais de difícil acesso e com grande quantidade de lixo. A principal vantagem é que todo o lixo é levado pela pressão da água, que, além de retirar os resíduos que estão na superfície do canal, remove o que está acumulado no fundo", ressaltou o coordenador do Aterro Controlado da Emsurb, Reinaldo Souza.
Atuação
Nesta quarta-feira, como parte da ação estratégica de preservação do Parque Tramanday, uma equipe da Emsurb irá planejar a área verde ao redor do mangue, onde não existe cerca.