Limpeza é intensificada durante operação contra a dengue no Getúlio Vargas

Serviços Urbanos
03/12/2010 10h35
Início > Noticias > 43983

Entre as ações de combate à dengue realizadas pela Prefeitura de Aracaju, a limpeza de ruas e terrenos baldios, com o recolhimento de lixo, entulho e capinação, tem gerado excelentes resultados nos bairros da capital. O trabalho é realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que integra a força-tarefa contra a dengue e é responsável pela limpeza da cidade. Nesta sexta-feira, 3, foi a vez do bairro Getúlio Vargas receber as equipes da operação 'Todos contra a dengue'.

Nas ruas do bairro, logo cedo, foi possível ver a movimentação intensa dos agentes de endemias e das equipes de limpeza, que, com o ‘Bota-Fora' e a coleta de lixo, foram recolhendo móveis velhos, eletrodomésticos quebrados e todo o tipo de resíduo acumulado pelos moradores. "A limpeza das casas e das ruas é determinante no combate à proliferação do mosquito da dengue. Fazemos esse trabalho junto com outras secretarias e com o apoio dos moradores, tornando efetiva toda a operação realizada nos bairros", ressalta Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

As equipes da Emsurb iniciaram o trabalho com a capinação de terrenos baldios e o recolhimento de lixo. "No bairro Getúlio Vargas estão atuando 24 agentes de limpeza, com o apoio de cinco caçambas, uma retroescavaderia e um caminhão de carroceria", informa Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana. "O serviço que executamos é a limpeza geral dos locais onde existe lixo acumulado, além da capinação de terrenos baldios, que são ambientes onde podem haver focos do mosquito", coloca.

Bota-Fora

Como parte das ações, a Emsurb está promovendo um grande mutirão de limpeza conhecido como ‘Bota-Fora', que tem como objetivo recolher móveis antigos, entulhos e todo lixo acumulado no interior das residências que pode servir como foco do mosquito. "O resultado do ‘Bota-Fora' é sempre positivo uma vez que recolhemos uma grande quantidade de resíduos que ficam nos quintais das casas acumulando água parada", frisa Lucimara Passos.

De acordo com Roberto Gomes, o sucesso do ‘Bota-Fora' depende do empenho conjunto do poder público e dos moradores do bairro. "Além de combater o mosquito da dengue, que poderia estar dentro de casa, damos a opção do descarte correto de resíduos. É assim que combatemos também os males provocados por aquele morador desatento, que joga entulho e lixo em vias públicas ou em terrenos baldios", explica.