Coral da Emurb leva alegria do Natal a cidades do interior

Infraestrutura
22/12/2010 14h11

O clima de Natal já tomou conta das ruas da capital sergipana. Nas cidades do interior do estado, as prefeituras municipais também estão investindo na decoração natalina. Em Estância e São Cristóvão, por exemplo, eventos comemorativos abrem os festejos de fim de ano, atraindo o público infantil e adulto para as praças, local onde ocorrem as apresentações artísticas.

Em atendimento a convites realizados pelas duas prefeituras, o grupo de Coral da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) está levando a alegria do Natal a um público ainda maior. Na noite do último domigo, 19, o grupo se apresentou na praça central da cidade de Estância, litoral sul do estado. E na segunda-feira, 20, o coral fez parte da programação de abertura oficial das comemorações natalinas na cidade de São Cristóvão.

Para Estância, o grupo preparou uma apresentação especial com as principais canções natalinas como `Noite Feliz´ e `Então é Natal´. O coral ainda participou de um encontro vocal com o grupo da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop) e juntos formaram no mesmo palco um só coro. Com entusiasmo, o público cantou cada um dos hinos clássicos desse período e aplaudiu de pé ao final da apresentação.

"Foi excelente a apresentação. Esta é a primeira vez que assisto a um de grupo de coral e foi muito lindo. Trouxe o meu filho comigo e, pela alegria, ele gostou bastante também", comenta a técnica contábil, Elúsia da Silva Santos. Ermínio Ramos de Andrade, 44, também assistiu a apresentação até o final e afirma que o grupo foi excepcional. "Gostei muito. Essa é a primeira vez que vejo uma coisa assim. Eles estão bem afinados e cantaram muito bem", elogia.

São Cristóvão

A quarta cidade mais antiga do país recebeu o grupo da Emurb e de mais cinco corais na última segunda-feira, 20, na abertura dos festejos natalinos. Participaram do evento os grupos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) e mais dois grupos da Petrobrás.

Acompanhados por uma orquestra com 75 músicos do projeto social ‘Orquestra Vale do Cotiguiba' da empresa Escurial Revestimentos Cerâmicos, os grupos executaram em conjunto clássicos natalinos e a canção ‘Ameno' da banda Era. Sob a regência do maestro Ion Bressan, o espetáculo foi executado na Praça de São Francisco, patrimônio cultural da humanidade.

"Já estamos todos contaminados pela beleza do Natal. Acho que a música é o elemento que mais emociona as pessoas. É uma alegria muito grande ver tanta gente reunida fazendo música aqui em São Cristóvão. Essa é a nossa forma nordestina de comemorar o Natal, com nossos cantos, nossos folguedos", destaca a secretária municipal de Cultura de São Cristóvão, Aglaé Fontes.

Integrantes

Fundado em 2002, o coral tem oito anos de existência, comemorados com a gravação do segundo CD do grupo. Regido pelo Maestro Sérgio Teles, o grupo é composto por servidores da Emurb, entre eles, as sopranos Jussara Cardoso, Luciana Gomes, Maria Ivanildes, Mônica Freire e Sara Barros; as contraltos Ana Letícia Macedo, Ana Barreto, Márcia Sieuny, Maria Lucia Leite, Maria Solidade, Marleide Matos e Rita de Cássia; e os tenores Antônio dos Santos, José Denilton, José Américo, Edson Vasconcelos, José Batista, José Niceu, José Senhorzinho e Antônio Carlos Feitosa. O coral conta ainda com a participação da pianista e orientadora vocal Daniela Faber.