Até o final da tarde desta sexta-feira, 14, pais ou responsáveis devem garantir o acesso de meninos e meninas a uma educação infantil de qualidade, oferecida em unidades de ensino da Prefeitura de Aracaju. Porém, quem perder o prazo ainda poderá matricular seu filho, conforme a disponibilidade de vagas na unidade de ensino do seu interesse.
Para efetivar a matrícula na educação infantil, pais ou responsáveis pelas crianças em idade de creche ou pré-escola devem apresentar certidão de vacina da criança, duas fotos e certidão de nascimento. A matrícula somente será concluída mediante requerimento assinado pelos pais ou responsáveis, já que aluno é menor de idade. Para o ingresso na pré-escola, a criança deverá ter idade de quatro anos completos até o dia 31 de março.
O atendimento aos pais que necessitam matricular seus filhos em creches tem sido priorizado pela Prefeitura de Aracaju. Neste ano de 2011, o número de vagas foi ampliado em quase 40% nas 20 unidades de ensino da rede. Além disso, o número de vagas para alunos da pré-escola, este ano, chega a aproximadamente 6.000 nas 47 unidades de pré-escola da rede municipal de ensino.
A oferta de vagas em creches municipais deverá passar por nova ampliação, já que está prevista ainda para este primeiro semestre a entrega de duas unidades que se encontram em reforma. Já no segundo semestre, haverá a entrega de duas escolas que também passam por reforma, uma no bairro Bugio, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, e outra no Mosqueiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão.
Material didático
Mediante convênio firmado entre a Prefeitura de Aracaju e a Editora Positivo - maior corporação do segmento de educação e tecnologia do país - os alunos da rede municipal de ensino com idade entre três e cinco anos são beneficiados com o material didático e a metodologia de ensino do 'Sistema Aprende Brasil'.
O material didático inclui quatro volumes com o conteúdo adequado para o público-alvo. Os livros foram elaborados de acordo com a faixa etária e série, seguindo uma sequência lógica no desenvolvimento das capacidades cognitiva e intelectual dos alunos. O material é composto por desenhos e atividades como pintura e recortes, que facilitam a absorção do conhecimento.
Os conteúdos disponibilizados no material didático são interligados entre si, de forma a garantir a integração ‘vertical' e ‘horizontal', reservando espaço para a criatividade dos professores e alunos durante as aulas. A integração vertical significa que os conteúdos de uma série dão continuidade aos da anterior. Já a integração horizontal é quando o conteúdo de uma disciplina ajuda no aprendizado de outra.
Além disso, os livros didáticos são enriquecidos pelas ferramentas multimídia do Portal Aprende Brasil (www.aprendebrasil.com.br), de uso exclusivo das escolas do município. O Sistema de Ensino Aprende Brasil ainda apresenta aos profissionais da educação possibilidades de ampliar seu método de ensino, oferecendo opções de tarefas interativas e ferramentas para auxiliar no desenvolvimento das atividades pedagógicas, o que em muito tem contribuído para a elevação da qualidade da educação na rede municipal de ensino de Aracaju.